Campanhas
Cadeira de rodas eletrônica para o Zé Carlos


A Aliança de Controle do Tabagismo  lançou, em abril de 2011, uma campanha para receber doações a fim de comprar uma nova cadeira de rodas para o aposentado José Carlos Carneiro, que teve suas pernas amputadas devido a tromboangeíte obliterante, doença cuja causa é comprovadamente o tabagismo.

Ele ficou conhecido em todo o país ao ter sua imagem estampada nas primeiras advertências sanitárias dos maços de cigarros, em 2004, e virou um símbolo das campanhas antitabagismo.

Uma cadeira de rodas elétrica está em torno de R$ 7 mil. Na campanha da ACT, que continua ativa, pode-se doar qualquer valor. Nas doações acima de R$ 50,00, os doares têm direito a uma camiseta. 

Ex-trabalhador da área de segurança, aposentado por invalidez permanente aos 45 anos e recebendo um salário mínimo mensal, José Carlos fumava desde a adolescência, como acontece com 90% dos fumantes.

Em 1976, aos 30 anos, começou a sentir os pés dormentes, mas nenhum médico diagnosticou a doença. Aliás, ninguém fazia uma pergunta básica: se ele era fumante. Em 1981, finalmente teve o diagnóstico de tromboangeíte obliterante, quando  formam-se coágulos nas artérias, impedindo a circulação sanguínea e cuja causa é o tabagismo. O membro atingido passa a ter isquemia, ou seja, morte dos tecidos por falta de circulação. Por isso, José Carlos teve que amputar a perna direita.

Em 1983, a perna esquerda começou a apresentar os mesmos problemas e também teve que ser amputada.

Em 1998, José Carlos entrou com um processo contra a Souza Cruz,  empresa fabricante da marca Continental, pedindo uma indenização por danos morais e materiais. A empresa alegou que a culpa era exclusiva de José Carlos e ganhou o processo.

A Souza Cruz, que investe em ações chamadas de responsabilidade social, não reconheceu que sempre fez propaganda visando iniciar os jovens no tabagismo, como foi o caso de José Carlos, ou que nunca informou sobre os riscos do tabagismo, incluindo-se a tromboangeíte obliterante.

VÍDEO

 



Publicada em: 30/04/2011




VOLTAR





Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE