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Campanha pelo Fim dos Cigarros nos Pontos de Venda


Entenda o Contexto

A ACT Promoção da Saúde, junto com outras organizações da América Latina, lança campanha pelo "Fim do Marketing de Cigarros nos Pontos de Venda", nas mídias sociais. O objetivo é denunciar a indústria do tabaco por fazer propaganda de seus produtos para crianças e adolescentes. Para as organizações, é necessário que os governos criem e apoiem medidas a respeito do tema.

No Brasil, a lei antifumo, que entrou em vigor em dezembro de 2014, proíbe a propaganda de produtos de tabaco nos pontos de venda, mas os fabricantes investem em displays criativos e na exibição dos maços, que funcionam como publicidade desses produtos.

Por isso, no Brasil, a ACT apoia o projeto de lei projeto nº 8303/2014, que implementa embalagens padronizadas para os produtos fumígenos derivados ou não de tabaco no Brasil. A proposta é que tenham cor única, sem quaisquer elementos gráficos da marca ou do fabricante. O nome da marca, tamanho e cor de sua fonte serão padronizados em regulamento a ser expedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O projeto ainda prevê aumento do espaço para advertências sanitárias.

Como parte da campanha, as organizações divulgam um vídeo que mostra como a indústria do tabaco, em toda a América Latina, faz propaganda de cigarros em pontos de venda, que muitas vezes são expostos junto com balas e chicletes, para atrair crianças e jovens. Com isso, torna natural o consumo de tabaco, violando leis e aproveitando brechas na legislação.

Assine aqui a petição pelo FIM DO MARKETING DE CIGARROS NOS PONTOS DE VENDA 



Publicada em: 02/03/2015




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