Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Agenda

agenda

10º Congresso Brasileiro de Epidemiologia

Data: de 7/10/2017 a 11/10/2017
Local: Florianópolis, Santa Catarina

O evento acontecerá entre 7 e 11 de outubro de 2017 em Florianópolis, Santa Catarina.

Nas nove edições anteriores, o evento permitiu o encontro e a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais brasileiros e de dezenas de outros países, ajudando a impulsionar o desenvolvimento da epidemiologia nacional. Com certeza em 2017 não será diferente. Estarão reunidos em Florianópolis milhares de epidemiologistas de diversas instituições de ensino, pesquisa e serviços de saúde. No encontro teremos a oportunidade de discutir os diferentes olhares e as distintas abordagens teóricas e metodológicas que temos desenvolvido e aplicado.

O tema do encontro será “Epidemiologia em defesa do SUS: formação, pesquisa e intervenção”. Uma das principais conquistas sociais e construções coletivas da sociedade brasileira e com inegável impacto positivo na saúde dos brasileiros, o Sistema Único de Saúde passa por importantes desafios. Por um lado, no campo político o sistema tem sua própria existência ameaçada. Por outro, há a complexa situação sanitária do país diante de doenças emergentes, reemergentes, envelhecimento, violência e condições crônicas. Em comum, esses desafios exigem a produção de conhecimento científico qualificado para seus enfrentamentos.

Para isso é importante avançarmos no desenvolvimento e na incorporação de técnicas de análises de dados e de delineamento de estudos. É preciso discutir a formação dos epidemiologistas em todos os níveis de ensino. Também é vital continuarmos a estreitar os laços entre a epidemiologia e as necessidades dos serviços de saúde e da população. Assim, para aprofundar o debate de todos esses tópicos, o tema central do congresso se desdobra em seis eixos:

Desafios e avanços teóricos e metodológicos
Avaliação e intervenção em saúde coletiva
Ações e inovações em vigilância em saúde
Ampliando o conhecimento, políticas e práticas
Sustentabilidade e integridade em pesquisa
Formação em epidemiologia
Para cada um desses eixos foram pensados cursos, mesas-redondas, palestras e conferências, além das comunicações coordenadas, dos pôsteres e da agenda cultural. Enfim, teremos uma programação rica que estimulará as mentes e os corações de todos.

Assim, é em nome dos muitos colegas da Comissão Científica e da Comissão Organizadora, que faço o convite para que participem do congresso. Coloquem o evento em sua agenda e se programem para discutir o passado e o presente da epidemiologia brasileira, além de ajudar a construir o seu futuro. A programação do evento está excelente e Florianópolis está preparada para receber todos com muito carinho, conforto e animação.

A ACT irá ministrar o Curso de Ativismo no dia 08/10. Participe!

Curso
• Ativismo: Como Promover uma Agenda de Saúde Pública para Reduzir o Consumo de Álcool - 08/10/2017 / 08:00-17:00

Mais informações pelo link: http://www.epi.org.br

http://www.epi.org.br

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2