Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Agenda

agenda

VII Fórum Oncoguia

Data: de 27/7/2017 a 28/7/2017
Local: Hospital Sírio Libanês

O Instituto Oncoguia realizará o 7º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia. Durante dois dias estarão reunidos os mais diversos atores envolvidos com a temática câncer. O evento contará com importantes instituições e especialistas em oncologia e políticas de saúde para discussões e debates sobre a realidade do câncer no país.


Confira a programação:

Dia 27 de Junho de 2017

08:00 - 08:30. Credenciamento

8:30 - 8:45. Abertura do 7° Fórum Oncoguia

Luciana Holtz, Presidente Instituto Oncoguia

8:45 - 9:30. Palestra: Oportunidades e desafios para atenção oncológica no Brasil

Prof. Dr. Paulo Hoff, diretor ICESP e do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês

9:30 - 11:00. Mesa 1: Desafios para garantirmos um diagnóstico rápido e de qualidade

Proposta da discussão: Uma das maiores angústias de um paciente, em alguns casos já com sinais e sintomas de câncer, é ficar esperando ou até mesmo de ser esquecido nas filas para consultas, exames ou outros procedimentos no SUS. Acreditamos que se o paciente souber quando e onde será o atendimento, se houver transparência e respeito das filas, assim como uma ampliação na rede de atendimento (exames e especialistas) poderemos garantir um diagnóstico precoce de um câncer, evitar sofrimentos e diminuir custos.

Convidados:

Departamento de Regulação, avaliação e controle do Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Patologia
COSEMS
Secretaria de Saúde de Porto Alegre

11:00 - 13:00. Mesa 2: Conhecendo as demandas das principais sociedades médicas e definindo prioridades

Proposta de discussão: Cada uma das diversas áreas de especialidade médica destinadas ao cuidado do paciente com câncer possui demandas e propostas específicas para o aprimoramento das políticas de atenção oncológica. O objetivo dessa mesa é que todas essas especialidades possam apresentar suas demandas e entregar oficialmente documento com suas propostas ao Ministério da Saúde.

Convidados:

SBOC
SBCO
SBRT
SOBOPE
ABIFICC
ALIANÇA DE PESQUISA CLINICA
ABIFICC
Secretaria de Atenção à Saude - MS

13:00 - 14:00. Almoço

14:00 - 15:45. Meu SUS não é igual ao seu SUS. Apresentação do Case Oncoguia sobre a variação dos protocolos clínicos pelo Brasil

Rafael Kaliks, Insituto Oncoguia

Proposta de discussão: Investigação realizada pelo Instituto Oncoguia, comparando protocolos clínicos de dezenas de hospitais habilitados em oncologia no SUS, constata que o arsenal terapêutico disponível para os oncologistas tratarem seus pacientes varia muito, ficando não raras vezes muito aquém daquilo que é preconizado nas diretrizes do próprio Ministério da Saúde. Por que isso acontece e o que podemos fazer para garantir igualdade e equidade na assistência oncológica são as questões que pretendemos debater nesta mesa.

Convidados:

SBOC
ABIFICC
CONITEC/MINISTÉRIO DA SAÚDE
Ministério Publico Federal

15:45 - 16:15. Coffee

16:15 - 18:00. Mesa 4: Avaliação e Incorporação de Tecnologias do SUS: Precisamos redesenhar a estrutura e as regras para oncologia?

Proposta de discussão: O que precisa acontecer para que a CONITEC seja reconhecida pela sociedade como o único órgão com credibilidade e legitimidade para determinar o que deve ser incorporado no SUS? Mais transparência, critérios de custo-efetividade bem definidos e critérios específicos para Oncologia, redesenho da sua estrutura institucional?

Convidados:

Interfarma
Conitec/Ministério da Saude
Fundo Nacional de Saúde/Ministerio da Saude
Sboc
Especialistas em economia da saúde

Dia 28 de Junho de 2017

8:30 - 10:00. Mesa 1: Prioridade para uma oncologia sustentável: Definir o O que e Para quem!

Proposta da discussão: Vivemos a era da medicina personalizada, ou de precisão. Na mesma medida em que não é possível nem racional para nenhum sistema de saúde garantir tudo para todos, não podemos aceitar que os avanços científicos da medicina não possam ser usufruídos por todos que deles possam efetivamente se beneficiar. Estabelecida essa premissa, precisamos determinar um pacto social e encontrar um caminho para garantir acesso universal ao tratamento certo, para o paciente certo, na hora certa.

Convidados:

Dr. Carlos Gil Ferreira
Dra Patricia Prolla
Secretaria de atenção à saúde/Ministério da Saúde
Ministério Publico Federal

10:00 - 10:30. Coffee

10:30 - 12:00. Mesa 2: Garantindo o acesso a tratamento adequado da dor, atendimento multidisciplinar e cuidados paliativos

Proposta da discussão: Pesquisa realizada pelo Instituto Oncoguia aponta que 85% dos pacientes com câncer entrevistado (n = 420) sentem dores de intensidade média a forte, sendo que apenas 17,1% receberam opióides fortes no seu tratamento. Verificou-se também que 55% dos pacientes não falam sobre sua dor aos médicos oncologistas, pois acreditam que a dor faz parte do tratamento, e 80% dizem que a dor afeta no trabalho, sendo um importante fator responsável por afastamentos previdenciários. Inúmeras barreiras concorrem para que essa situação se perpetue. O objetivo dessa mesa é discutir medidas para enfrentar essas barreiras e ampliar o acesso do paciente oncológico ao tratamento para a dor.

Convidados:

Icesp
SBED
Academia Nacional de Cuidados Paliativos
Coordenação geral de Atenção Especializada, MS

12:00 - 13:30 – Almoço

13:30 – 15:15. Mesa 3: A Oncologia e o Rol de Procedimentos de Cobertura Obrigatória pelos Planos de Saúde Suplementar

Proposta de discussão: A Oncologia na Saúde Suplementar convive com modelos diferentes de incorporação de procedimentos de cobertura obrigatória. Algumas tecnologias dependem única e exclusivamente do registro na ANVISA, como é o caso dos antineoplásicos endovenosos; outras, como métodos cirúrgicos e radioterápicos, e medicamentos antineoplásicos de uso oral em domicílio, devem constar expressamente do rol de procedimentos, cuja atualização ocorre somente a cada 2 anos. Esse modelo parece não se justificar mais. Tal como se discute no SUS, é preciso repensar o modelo de incorporação na saúde suplementar para que seja possível garantir a cobertura do procedimento certo, na medida certa, para o paciente certo, na hora certa, sem irracionalidades nem burocracias desnecessárias.

Convidados:

ANS
ABRAMGE
INTERFARMA
Oncogeneticista
SBOC
SBCO
SBRT

15:15 - 15:45 – Coffee

16:00 – 18:00. Mesa 4: Direitos dos Pacientes com Câncer

Proposta da discussão: É sabido que a legislação garante inúmeros benefícios socioeconômicos ao paciente com câncer, mas será que esses benefícios e outros direitos humanos básicos costumam ser respeitados. Precisamos aprimorar a legislação que trata dos direitos dos pacientes com câncer?

Órgãos Convidados:

Programa Ligue Câncer, Oncoguia
Observatorio de pacientes, UNB
Conselho Nacional de Saúde
Defensoria Publica

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO LINK

http://bit.ly/EventoOncoguia

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2