nº 1
 
1. Edição nº 1
2. O projeto
3. O que é a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco
4. Como participar
5. Aconteceu:
6. Curiosidades em tabagismo
7. Atrás da Máscara – A Verdadeira Face da Responsabilidade Social Empresarial
 

Edição nº 1
Esse é o primeiro boletim on-line da Rede tabaco zero, através deste você está sendo convidado(a) a participar deste mosaico de pesquisadores, ativistas e profissionais das mais diversas áreas de atuação, que de alguma forma estão engajados em controle do tabaco. Sua participação é muito importante para que esta Rede tenha a força necessária para alavancar ações, mobilizar a opinião pública e pressionar nossos governantes para que as questões de saúde estejam acima de interesses econômicos que atendem uma minoria que lucra as custas da saúde da população.

O projeto
A Rede Tabaco Zero é um espaço supra-institucional que surgiu no escopo dos projetos da área de Saúde e Prevenção da REDEH. No âmbito nacional, do projeto – Prevenção: Caminho para Saúde, que conta com o apoio do INCA. No âmbito internacional, da participação da REDEH nas negociações da Convenção Quadro de Controle do Tabaco, e nos movimentos internacionais de mulheres, que vêm dedicando uma atenção crescente ao tema.
A REDEH é a Secretaria Executiva da Rede Tabaco Zero, que está sendo coordenada pela Paula Johns, para maiores infomações: tabacozero@redeh.org.br ou paula@redeh.org.br .
O objetivo principal desta Rede é apoiar a ratificação e implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil através da mobilização social.

O que é a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco
Nada mais nada menos do que “O primeiro Tratado Internacional de Saúde Pública”, convocado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1999, e finalizado em maio de 2003. É um instrumento legal internacional que tem como objetivo preservar as gerações, presentes e futuras, das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas do consumo e da exposição à fumaça do tabaco. Para que entre em vigor precisa ser assinada e ratificada por pelo menos 40 países. Até o momento 86 países assinaram e apenas 5 países ratificaram a Convenção. O Brasil já assinou e ainda não ratificou e para que isso aconteça, é necessário que a sociedade esteja mobilizada e demande este processo.

Como participar
Acesse o site www.tabacozero.net, faça seu cadastro e contribua com esta Rede. Após a aprovação do seu cadastro, você pode publicar suas próprias notícias, artigos, divulgar seus eventos e atividades, participar de e publicar campanhas e enquetes, e muito mais... Visite o site e faça dele o seu espaço de mobilização para o controle do tabaco.

Aconteceu:
Em dezembro de 2003, foi realizada a primeira reunião sobre a criação e consolidação da Rede Tabaco Zero, que tem como objetivo principal articular as ações da sociedade civil para o controle do tabaco. Estiveram presentes representantes de organizações não governamentais e governamentais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal. A reunião foi uma iniciativa da REDEH em parceria com a PATH Canadá, que também enviou um representante que apresentou para o Brasil a experiência canadense. Faça parte desta Rede, para aderir e obter mais informações, tabacozero@redeh.org.br .

O projeto Prevenção: Caminho para Saúde, apoiado pelo INCA – MS, realizou seu último projeto de capacitação na região centro-oeste em dezembro de 2003. O projeto visa capacitar líderes nos vários temas relacionados ao controle do tabaco. No total foram cinco seminários, um por região, reunindo representantes de ongs e orgs. comunitárias de todos os estados. Estamos agora na fase dos desdobramentos dos seminários de capacitação, na qual os estados realizam uma atividade de multiplicação dos conteúdos trabalhados nos seminários regionais.

Curiosidades em tabagismo
O jornal argentino La Nacion, publicou artigo com resultado de várias pesquisas que investigam a incidência de câncer e outras doenças em gatos e cachorros e demonstra que estão associadas aos efeitos da poluição tabagística ambiental (PTA) em animais domésticos. Ou seja bichinhos de estimação também sofrem quando são fumantes passivos. Veja o artigo na íntegra na seção de artigos do www.tabacozero.net.

Atrás da Máscara – A Verdadeira Face da Responsabilidade Social Empresarial
Fonte: Financial Times, 21/01/04 - http://search.ft.com/search/article.html?id=040121001062

Leis internacionais são necessárias para controlar as operações das multinacionais nos países em desenvolvimento, pois suas ações voluntárias nas áreas social e ambiental são totalmente inadequadas, é o que conclui relatório publicado pela agência inglesa para o desenvolvimento Christian Aid.

O relatório baseia-se em estudos de caso envolvendo a BAT (Souza Cruz no Brasil), Coca-cola e Shell, para ilustrar a conclusão de que a retórica da Responsabilidade Social Empresarial pode servir para mascarar operações que pioram a vida das comunidades onde atuam.

No caso específico da Souza Cruz, Christian Aid diz que a empresa sempre enfatiza a saúde e segurança de seus produtores, no entanto o estudo revela que fornecedores de tabaco do Brasil e do Quênia não têm proteção adequada aos pesticidas e sofrem de graves problemas de saúde.

Veja o relatório sobre o Brasil na seção artigos do site Tabacozero.net

Veja ainda spots radiofônicos e entrevistas sobre tabagismo no site www.radiofalamulher.com