nº 2
 
1. Novas formas de promoção na África do Sul
2. Rede Internacional de Mulheres Contra o Tabaco na América Latina
3. Notícias da Convenção-Quadro
4. Curiosidades em Tabagismo
5. Fumar reduz a possibilidade de ser mãe em 40%
6. Criação da ABRATT
7. Apoie a Convenção-Quadro AGORA!
 

Novas formas de promoção na África do Sul
A BAT promove festas para fumantes na Cidade do Cabo na África do Sul. Com a proibição de publicidade novas formas de contato e aproximação com consumidores vêm sendo utilizadas pelas empresas de tabaco. Veja artigo na íntegra na seção de artigos do site: www.tabacozero.net

Rede Internacional de Mulheres Contra o Tabaco na América Latina
A INWAT, fundada em 1990 por mulheres líderes em controle do tabaco, e motivadas pela complexidade do uso do tabaco entre mulheres e adolescentes, convida-a para que conheça e participe desta Rede. Atualmente a INWAT é composta por aproximadamente 1000 associações de mais de 70 países e vem incrementando suas atividades na América Latina.
Visite o site www.inwat.org e inscreva-se já

Notícias da Convenção-Quadro
A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco já foi assinada por 89 países e ratificada por 9 países. Parabéns para Índia, Ilhas Fiji, Malta, Mongólia, Nova Zelândia, Noruega, Ilhas Seicheles, Namíbia, Sri Lanka.

Curiosidades em Tabagismo
Fumar além de prejudicar a saúde das pessoas desvaloriza imóvel em milhares de libras na Inglaterra!
Uma empresa de crédito imobiliário inglesa consultou 1000 pessoas que buscam um imóvel para comprar sobre os 10 motivos principais que os levam a não se interessar por um imóvel. 30% dos entrevistados respondeu que paredes amareladas e cheiro de fumo era o motivo principal, desse percentual 70% declarou que ofereceria algumas milhares de libras a menos para o vendedor.
Fonte: ASH News 4/2/2004

Fumar reduz a possibilidade de ser mãe em 40%
Estudo recém publicado pela Associação Médica Britânica revela que o fumo é um dos principais responsáveis por problemas de fertilidade. Na mulher o fumo reduz em 40% as possibilidades de ser mãe, aumenta em três vezes o risco de menopausa precoce e em 25% o risco de aborto antes da 24° semana de gestação. No homem, o risco de sofrer de impotência é dobrado e a qualidade e quantidade de espermatozóides é reduzida drasticamente.
Veja artigo na íntegra na seção de artigos do www.tabacozero.net

Criação da ABRATT
Em reunião realizada no Rio de Janeiro em 30/01/2004 foi criada a Associação Brasileira de Tratamento e Controle do Tabagismo, que tem como missão reduzir a prevalência do tabagismo no Brazil.
Maiores informações: presman@infolink.com.br

Apoie a Convenção-Quadro AGORA!
Uma aliança de ONGs internacionais criou uma forma para a sociedade civil manifestar sua opinião - entrando no site http://www.FCTCnow.org, você pode "assinar" a Convenção, demonstrando assim o seu apoio e sinalizar ao nosso Governo a importância de se adotar as medidas previstas nesse tratado internacional. Estimule também a sua organização a se declarar "Pronta para a Ratificação" - precisamos dizer ao nosso governo que a sociedade civil está pronta para desempenhar o seu papel e desta forma não haverá nenhuma desculpa para eles adiarem a ratificação da Convenção.

No nível nacional você pode assinar a campanha para ratificação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco na página principal do site: www.tabacozero.net