nº 9
 
1. EDIÇÃO ESPECIAL - 29 de Agosto
2. REDE TABACO ZERO EM AÇÃO
3. NOTÍCIAS
 

EDIÇÃO ESPECIAL - 29 de Agosto
Editorial

A Rede Tabaco Zero preparou esta edição especial do boletim em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto. Nossa intenção é dar um breve panorama do que está sendo preparado pelo Brasil afora para celebrar a data. Evidentemente, o panorama que estamos dando dos eventos não abrange cada um que foi ou será feito, apenas os que recebemos informações até hoje (26/8). No entanto, queremos que saibam que tudo o que for feito para destacar esta data e a sua importância para a saúde da população será muito importante para o trabalho de controle do tabagismo como um todo.

Aproveitamos para dividir com todos os integrantes da Rede a homenagem que estamos recebendo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e que nos deixa muito orgulhosos. Trata-se de um Certificado de Menção Honrosa, pelo trabalho desenvolvido de controle do tabagismo durante 2003. O Certificado será entregue em sessão solene de comemoração ao Dia Nacional, nesta sexta-feira, 27, às 9:30, no Inca (Praça da Cruz Vermelha, 23, 8º andar, Centro, Rio de Janeiro).
A RTZ está lançando uma nova campanha visando a ratificação da Convenção Quadro, que está para ser relatada pelo Senador Fernando Bezerra. Como já é do conhecimento de todos, havia um pedido de urgência que foi retirado para que se ponderasse a respeito do impacto da Convenção-Quadro sobre as famílias que dependem da produção e comercialização do tabaco para sua sobrevivência. Na carta, a RTZ deixa claro que a Convenção-Quadro não tem nenhuma medida que prejudique o fumicultor. Sua participação faz diferença. Acesse o site da RTZ e clique nas campanhas disponíveis na página principal.

Temos a certeza que estamos no caminho certo para a mobilização cada vez maior da sociedade civil para conscientizar sobre os males causados pelo tabaco em todas as áreas e pedir por medidas cada vez mais restritivas ao seu uso.

A todos os integrantes da RTZ, parabéns e muito obrigada!

REDE TABACO ZERO EM AÇÃO
• Frente Brasileira de Hip Hop: O grupo Hip Hop na Linha de Frente contra o Tabaco vai se apresentar no Dia Nacional de Combate ao Fumo, domingo, das 14h às 18h, em Vitória, ES (Praça Regina Frigere, Jardim da Penha). Além do grupo carioca, haverá programação com grupos de rap capixabas, breakers, graffite e palestras sobre controle do tabagismo.

A programação é uma parceria do Movimento Hip Hop Capixaba e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

• ABraTT (Associação Brasileira de Tratamento e Controle do Tabagismo): A ABraTT anuncia domingo, dia 29, o resultado do I concurso de cartazes e frases “Ser Livre é não Depender de Nada. Viva Sem Cigarro”. O concurso é um projeto piloto, lançado no Rio de Janeiro - RJ, que envolve crianças do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) e adolescentes do ensino médio (de 5ª a 8ª séries) de escolas municipais.

As crianças tiveram que fazer desenhos com o tema “Como é a vida sem cigarro?” e os adolescentes participaram com desenhos e frases estimulando um jovem a parar de fumar.

Os prêmios previstos são bicicletas para os alunos vencedores e uma coleção de livros para os seus professores.

• NUPRECC: O Nuprecc, de Petrópolis, RJ, organizou uma série de eventos, entre 19 e 30 de agosto, para comemorar a data. No dia 29, haverá um evento na Praça da Liberdade, das 9h às 12h, abrangendo caminhada pelo centro histórico da cidade, apresentação de grupos de dança e bandas, atividades recreativas e entrega de prêmios aos vencedores de “VI Concurso de Desenhos, Cartazes e Frases sobre Tabagismo” das escolas municipais. No dia 30, está programada uma palestra em escola municipal.

• Jornada Mineira de Pneumologia: Tabagismo- DPOC – Câncer de Pulmão ¬ - Dias 27 e 28 de Agosto em Belo Horizonte – MG, Mais informações: 32 3215-9589 – Lena/Regina

• Simpósio “Ações no Controle do Tabagismo” - Dia 1° de setembro na Faculdade de Saúde Pública (FSP) de São Paulo - SP, das 9 às 12hs na sala Paula Souza. O evento tem o apoio da Associação da Defesa da Saúde do Fumante (ADESF), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Fundação do Coração (FUNCOR), Associação Brasileira de Prevenção à Poluição das Águas e do Ar (ABEPPOLAR) e da Rede Tabaco Zero (RTZ).

•SPPT – Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia – Promove evento de sensibilização na Av. Paulista, São Paulo - SP, no domingo, dia 29 de
agosto, das 9 às 13hs. Para sensibilizar e conscientizar a população serão levados bonecos pertinentes ao tema para a avenida, e distribuído farto material informativo para crianças e adultos. Maiores informações no telefone (11) 5080 3725.

• Projeto Saúde e Alegria – Santarém – PA - Em parceria com a Rede de Câncer fará palestras nas escolas no dia 27 e uma combinação de blitz e panfletagem na orla no domingo dia 29.

Estado do Tocantins: Tocantins enviou comunicado de 29 páginas de atividades. Diversos municípios prepararam eventos comemorativos à data, a maioria com apoio das secretarias de saúde dos municípios e do estado. São eventos como palestras educativas em escolas e unidades de saúde, apresentação teatral, passeatas, distribuição de material informativo, etc. Parabéns pela mobilização no Estado Tocantins!

NOTÍCIAS
REDAÇÃO DE PROJETO DE LEI APROVADA POR UNANIMIDADE
Fonte: Câmara dos Deputados, 24/08/2004

O Projeto de Lei 7505/2002 teve a redação final aprovada por unanimidade na Câmara dos Deputados, em 24 de agosto. O PL dispõe sobre a proibição de fabricação, instalação, operação e importação de máquinas automáticas destinadas à venda de cigarros, cigarrilhas, charutos e qualquer outro produto derivado do tabaco, fumígeno ou não.

Comentário RTZ: A Câmara dos Deputados está de parabéns na aprovação de legislação concernente ao controle do tabagismo. Espera-se poder dizer o mesmo do Senado, que até agora não demonstrou nenhuma agilidade em aprovar o texto da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

PÔ, SACI!
Fonte: O Globo, coluna Ancelmo Góis, 25/08/2004

Veja como estas campanhas antitabagistas fazem efeito na garotada. Alunos do pré-escolar da Mopi, na Tijuca, no Rio, ficaram surpresos ao saber que o Saci Pererê fuma cachimbo.

A gurizada escreveu cartas pedindo que o bom saci largue o vício até domingo, Dia Nacional de Combate ao Fumo.