Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Campanhas

campanhas


"DIGA NÃO À PROPAGANDA DE CIGARROS"
(2011)

A Aliança de Controle do Tabagismo lançou, em março de 2010, em Brasília, a Campanha pela Ética na Propaganda: Diga não à propaganda de cigarro!

O objetivo da campanha foi alertar a população em geral e chamar a atenção da opinião pública sobre como a indústria do tabaco continua a promover seus produtos em pontos de vendas e eventos privados, apesar da restrição à publicidade nos meios de comunicação de massa existir desde o ano 2000.

Manter os produtos derivados de tabaco nos PDVs, mas fora do raio de visão, é uma tendência mundial. Afinal, estudos científicos demonstram que este é o sentido responsável por 83% da percepção humana, sendo que nossos olhos praticamente “escaneam”  a 100 km/h as mercadorias e os materiais promocionais num PDV.

A identidade visual da campanha foi criada pela EURO/RSCG Contemporânea, e contava com um kit, que contém, entre outros estudos, um vídeo, um parecer jurídico e uma análise de estudos científicos sobre pontos de venda.

O vídeo, chamado “Diga não à propaganda de cigarro”, foi dirigido pela cineasta Adriana L. Dutra e por Tuco. Nele, foram ouvidos jovens brasileiros, de várias classes sociais, sobre a percepção que têm da publicidade que os atinge diariamente. Especialistas em comunicação e publicidade, por sua vez, explicaram como a propaganda em pontos de vendas atinge o consumidor e é decisiva na hora da compra.

Faça o download desse vídeo, clique aqui

Faça o download desse vídeo, clique aqui

Faça o download desse vídeo, clique aqui

Faça o download desse vídeo, clique aqui

No kit também foi incluído um parecer jurídico sobre a constitucionalidade da proibição total da publicidade de cigarros, feito pelo Prof. Dr. Virgílio Afonso da Silva, catedrático de Direito Constitucional da Universidade de São Paulo; e uma análise dos pesquisadores brasileiros Ilana Pinsky, psicóloga, e Sami A. R. J. El Jundi, médico, que revisaram estudos sobre propaganda em pontos de venda (PDV) nos últimos 10 anos.

Em 2011, alguns artistas aderiram à campanha e posaram para fotos vestindo a camiseta, como Patrícia Travassos, Zezé Motta, Leona Cavalli, Paloma Bernardi, Isabel Filardis, Suyane, Maurício Ribeiro, Rocco Pitanga, Babi  Xavier e atriz e poeta Elisa Lucinda. Os músicos João Neto & Frederico e a banda sertaneja Nashville, de Mato Grosso do Sul, também vestiram a camisa da causa.

A campanha pode ser acessada no hotsite, www.propagandasemcigarro.org.br

Paloma Bernardi, Rocco Pitanga, Babi Xavier, Isabel Filardis, Suyane Moreira, Patrícia Travassos, Leona Cavalli Zezé Motta e Maurício Ribeiro  “vestiram a camisa” da campanha Diga Não à Propaganda de Cigarros.

A exposição e propaganda de cigarros em padarias, bancas de jornal e lanchonetes e o uso de sabores e aromas (menta, cravo, baunilha, etc) nos cigarros estão entre as estratégias da indústria do tabaco para influenciar a iniciação ao hábito de fumar entre jovens e adolescentes.

90% dos fumantes iniciam o hábito antes dos 19 anos - fonte: OMS (Organização Mundial de Saúde)


Segundo dados do Instituto Datafolha:

  • A grande maioria dos estabelecimentos que comercializa cigarros possui alguma escola nas proximidades
  • 72% das crianças até 12 anos freqüentam estes lugares
  • 81% dos adolescentes de 12 a 18 anos freqüentam estes estabelecimentos.
  • Em 83% destes estabelecimentos, os cigarros estão expostos perto das balas, doces e chocolates
  • 79% dos jovens vêem cigarros quando vão à padaria.

Clique aqui para ver o álbum completo dos artistas.

Proteja nossas crianças e
adolescentes – Diga Não à Propaganda de Cigarro

Leia o release de nossa nova campanha.

Ajude a mudar esta situação participando do abaixo-assinado.
Preencha os dados abaixo e clique em enviar. Apenas seu nome e estado ficarão expostos na lista de assinaturas.
 
Nome completo: *
CPF: * (somente números)
E-mail: *
Cidade: *
Estado: *
Instituição:
 
 
 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2