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"Quem Não Fuma não é obrigado a fumar" (2009)

 

A Aliança de Controle do Tabagismo – ACT lançou, em julho de 2009, uma campanha publicitária financiada pela Iniciativa Bloomberg através da World Lung Foundation (Fundação Mundial do Pulmão) e elaborada em parceria com o Instituto Nacional de Câncer. Intitulada “Quem não fuma não é obrigado a fumar”, a campanha contou com peças como um filme de 30 segundos, spot para rádio, cartazes, folhetos, outdoor e busdoor, além de um hotsite. O lançamento foi durante o intervalo do programa Fantástico, da TV Globo.

Faça o download desse vídeo, clique aqui

Criada pela Euro RSCG Contemporânea e produzida pela Kombat, a campanha foi testada por meio de grupos focais e abordou os males causados à saúde pelo fumo passivo nos ambientes de lazer, como bares e restaurantes. O enfoque principal foi que o fumo passivo faz mal não apenas aos frequentadores desses locais, mas especialmente aos seus trabalhadores.

Entre outras informações, “Quem não fuma não é obrigado a fumar” levou ao conhecimento do público que pelo menos sete não fumantes morrem, por dia, no Brasil, por causa da convivência com fumantes e que o fumante passivo corre também sérios riscos de ter câncer de pulmão, infarto e outras doenças graves.

Para chamar a atenção de que todos, sem exceção, têm direito a um ambiente 100% livre da fumaça, a campanha destacou alguns dados do Inca, que assinou as peças junto com a ACT, tais como:

  • Mesmo que haja uma janela ou varanda, não existem níveis seguros de exposição  à fumaça dos produtos do tabaco e nenhum sistema de ventilação é capaz de eliminar  os elementos cancerígenos que ficam no ar.
  • 95% dos elementos cancerígenos encontrados em ambientes coletivos vêm da fumaça dos produtos do tabaco.
  • A fumaça que sai da ponta acesa do cigarro possui as mesmas substâncias daquela que o fumante inala, porém, algumas encontram-se em concentrações maiores: 50 vezes mais alcatrão e até 5 vezes mais nicotina e monóxido de carbono.
  • Quem convive com fumantes fuma o equivalente a 10 cigarros por dia e tem seis vezes mais chance de desenvolver câncer de pulmão.
  • Garçons não fumantes expostos à fumaça em bares e restaurantes têm duas vezes mais chances de ter câncer de pulmão do que os que trabalham em ambientes livres da fumaça do tabaco.

A campanha “Quem não fuma não é obrigado a fumar” fez um enorme sucesso. Além das mídias pagas, através do apoio da World Lung Foundation, a ACT conseguiu espaços gratuitos em rádios, TVs, jornais e revistas e, dessa forma, pôde fazer uma divulgação nacional e até internacional, pois a rádio Transamérica, do Japão, apoiou a campanha. A World Lung Foundation, por sua vez, a adaptou o vídeo e foi exibido em campanhas de conscientização no Líbano.

As peças da campanha estão disponíveis no hotsite www.brasil.livredefumo.org.br

Peças da Campanha

Cartazes

Cartazes

 
 

Hotsite

 

   

SPOTs

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ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
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