Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

SES lança Programa Vida Saudável para o RS (1/6/2006)
ACTBR

Fonte: http://www.saude.rs.gov.br/noticia_view.php?id_noticia=1766

Assessoria de Comunicação Social

 
 
 
 
31/05/2006

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) lançou na manhã desta quarta-feira, em evento na Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, o Programa Vida Saudável, comemorando o Dia do Desafio e Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio). O objetivo é intensificar as ações do Estado para conscientizar a população da necessidade da prática de hábitos saudáveis de vida, reduzindo as chamadas mortes evitáveis.

A idéia é ampliar as ações já desenvolvidas pela SES e municípios, estimulando a prática de exercícios físicos, adoção de qualificação dos hábitos alimentares e controle do tabagismo e álcool, despertando nos gaúchos a preocupação com a qualidade de vida. Através do Vida Saudável, será promovida a articulação com instituições e serviços voltados para a defesa da cidadania, discutindo a proibição de venda e consumo de tabaco e bebidas alcoólicas. Também serão desenvolvidas ações de sensibilização de gestores públicos e população em geral para os problemas causados pelo tabagismo, alcoolismo e sedentarismo.

Na oportunidade, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, lembrou que doenças crônicas não-transmissíveis, como câncer, doenças cardiovasculares e obesidade, são as principais causas de mortes e geram altos custos para a assistência médica. “Precisamos possibilitar às pessoas viverem bem, incentivando uma alimentação saudável, caminhadas diárias, sem cigarro, sem drogas e sem álcool para, no futuro, substituir os medicamentos, as internações hospitalares e as filas nos ambulatórios”, disse Gabbardo. “Do contrário, a sociedade se mostrará incapaz de absorver os custos de uma medicina cada vez mais cara, com incorporações tecnológicas que levam grande parte dos recursos públicos e até privados com escassos e duvidosos resultados positivos sobre a saúde ou redução de danos à população”, concluiu Gabbardo.

Durante o evento, a SES e a Amrigs assinaram um termo de cooperação técnica para qualificar a saúde materna e controle do tabagismo no Estado. A parceria estabelecerá ações conjuntas para melhorar a atenção obstetrícia à gestante nos períodos pré-natal, na assistência ao parto e no pós-parto. Serão realizadas capacitações promovendo programas de educação em saúde e prevenção dos malefícios do cigarro. O presidente da Amrigs, Newton Monteiro de Barros, reafirmou o empenho em promover a saúde preventiva e elogiou a SES por ter mesma preocupação. “Esta secretaria trabalha com os mesmos objetivos que os nossos, que é proporcionar a qualidade de vida e, por isso, tem o nosso apoio”, salientou Monteiro de Barros.
 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2