Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Chimpanzé supera tabagismo com girassol e cerveja (26/6/2006)
ACTBR

Fonte: Estadão
Ciência e Meio Ambiente
23 de junho de 2006

Em outubro, uma chimpanzé de 27 anos, chamada Ai Ai, conseguiu se livrar do tabaco, após 16 anos de dependência

EFE

PEQUIM - Os tratadores de um zoológico chinês estão ajudando um chimpanzé, que atuou em um circo, a superar sua dependência do tabaco através de cachimbos de girassol e cerveja, segundo informou hoje a agência oficial de notícias Xinhua.

Xiku, o único chimpanzé criado no zôo de Urumqi, capital da Região Autônoma Uygur de Xinjiang, se tornou dependente ao tabaco há alguns anos, após observar e imitar os humanos quando ainda fazia parte de um espetáculo circense.

"Depois que voltou ao zôo, em setembro de 2002, sua dependência da nicotina se tornou maior, e ele passou a fumar vinte cigarros ao dia, quando antes não chegava a dez", explicou um de seus tratadores.

As preocupações com a saúde de Xiku se intensificaram depois que seu hábito de fumar se tornou mais constante, e por isso os funcionários do zôo começaram a controlar seu consumo de tabaco.

No entanto, fazer o chimpanzé deixar de fumar não era fácil, já que, segundo seus tratadores, Xiku ficava muito nervoso quando queria fumar e não podia, balançando portas e janelas para chamar a atenção.

Além disso, os visitantes do zoológico não ajudavam muito, ao agradar o chimpanzé oferecendo cigarros a ele.

Os tratadores encontraram uma solução para o vício de Xiku na cerveja e nos cachimbos de girassol, além de proibir os visitantes de oferecer cigarro a ele.

Agora, o chimpanzé superou o vício e a dependência do tabaco diminuiu consideravelmente, já que fuma só quatro cigarros ao dia. "Confiamos em que, com nossa ajuda, o chimpanzé deixará de fumar totalmente", ressaltou um tratador de Xiku.

Em outubro, uma chimpanzé de 27 anos, chamada Ai Ai, conseguiu se livrar do tabaco, após 16 anos de dependência, graças ao apoio do pessoal do zoológico de Xian (centro), onde vivia.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2