Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Fumo do cigarro envelhece zonas da pele não expostas ao sol (20/3/2007)
Paula Johns

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=267988

Cientistas norte-americanos descobriam que o fumo do cigarro não só acelera o envelhecimento da pele em zonas que recebem a luz solar como também nas que estão ocultas dos raios do sol.

As conclusões constam de um estudo publicado segunda-feira na revista «Arquivos de Dermatologia».

A investigação determinou que o fumo do cigarro foi um factor que aumentou as lesões cutâneas em zonas como a parte superior interna ou a inferior das nádegas.

Até agora sabia-se que o fumo se combinava com o sol para causar a aparição prematura de rugas na pele mas o estudo realizado por cientistas do Sistema de Saúde da Universidade do Michigan, acrescenta uma nova dimensão à ligação entre o fumar e os danos sofridos pela pele, indicaram os cientistas.

«Examinámos pele protegida da luz solar e descobrimos que o número de cigarros fumados por dia e o número de anos que a pessoa fumou se relacionam com o número de lesões cutâneas», disse Yolanda R. Helfrich, autora do estudo e professora de dermatologia da Escola de Medicina da Universidade.

Os investigadores chegaram a esta conclusão depois de desenvolveram uma escala de nove pontos para medir o grau de envelhecimento da área interna da pele dos braços de 77 participantes.

Os cientistas olharam as fotografias e atribuíram graus em que o zero representava nenhuma ruga e oito rugas finas e graves.

Também reviram fotografias dos participantes um ano depois e atribuíram graus para determinar o nível de aumento das lesões.

Reuniram informações sobre os participantes em entrevistas que incluíram a sua idade, grupo étnico, história de consumos de cigarros, uso de drogas anti-inflamatórias não esteróides, uso de suplemento de dietas e de ervas, exposição à luz solar e, no caso das mulheres, o número de filhos, tratamentos hormonais e anticoncepcionais.

As pessoas que participaram no estudo eram fumadoras ou haviam-no sido durante uma média de 24 anos.

Em geral, entre os participantes maiores de 45 anos, o grau de envelhecimento da pele foi consideravelmente mais alto entre fumadores do que entre não fumadores.

Diário Digital / Lusa

20-03-2007 6:55:00

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2