Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Mulheres fumantes têm mais chance de ter espinhas, diz estudo (18/9/2007)
Fabiana Fregona

Fonte: http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid53734,0.htm

Acnes não-inflamatórias seriam mais presentes em mulheres que fumam.

BBC Brasil - BBC

Tamanho do texto? A A A A

 - Mulheres fumantes têm mais chances de desenvolver um tipo específico de acne do que as não-fumantes, afirmam cientistas italianos.

Um estudo realizado pela Universidade de San Gallicano descobriu que mulheres que fumam têm mais probabilidade de apresentar a acne não-inflamatória (NIA, na sigla em inglês), caracterizada pelo entupimento dos poros, grandes espinhas com massas esbranquiçadas e pequenos cistos.

A pesquisa analisou mil mulheres e percebeu que, entre as fumantes, 42,2% desenvolveram acne, enquanto apenas 10% entre as não-fumantes apresentaram o mesmo problema.

Os estudiosos, que tiveram sua pesquisa publicada no British Journal of Dermatology acreditam que as descobertas levam a considerar a acne não-inflamatória como "uma nova entidade entre as inflamações cutâneas causadas pelo cigarro".

Eles a apelidaram de "acne dos fumantes". Este tipo de espinha seria diferente da versão inflamatória, caracterizada por lesões avermelhadas e inchadas.

O estudo foi feito apenas com mulheres, já que o problema parece ser mais freqüente entre as mulheres do que entre os homens.

A pesquisa também observou que as fumantes que tiveram acne na adolescência têm quatro vezes mais chances de sofrer do problema do que as não-fumantes que também desenvolveram espinhas enquanto adolescentes.

A ligação entre acnes e o cigarro é, no entanto, controversa, já que outros fatores também podem contribuir para o aparecimento das espinhas, como alterações hormonais, estresse, além de fatores ligados ao meio ambiente.

Os cientistas observaram que entre as não-fumantes que sofriam de acne, metade teria a pela exposta à fumaça intensa ou a vapor em locais como a cozinha. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2