Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Rainha Margareth da Dinamarca não fumará mais em público (27/11/2006)
Paula Johns

Agência EFE

13:05 23/11

A rainha Margareth II da Dinamarca, fumante compulsiva de cigarros, decidiu abandonar seu hábito, pelo menos em ocasiões públicas, informou hoje o tablóide "Ekstra Bladet".

"Vocês nunca mais verão a rainha fumar em público", declarou Lis M. Frederiksen, porta-voz da Casa Real dinamarquesa, ao jornal.

Já na semana passada, durante a recepção anual na Universidade de Copenhague, causou surpresa o fato de Margareth II, presente ao ato, não ter fumado nenhum cigarro, diferente do que era habitual, e provocava muitas críticas.

Alguns tablóides dinamarqueses mostraram a incoerência de sua condição de protetora de organizações como a Associação para a Luta contra o Câncer com a de fumante em público, inclusive em atos da organização.

No entanto, Frederiksen reconhece que a monarca dinamarquesa, de 66 anos, continua fumando em ambientes privados.

Além das críticas da imprensa, Margareth II se viu também pressionada por sua família, já que tanto seu marido, o príncipe consorte Enrique, como seu filho mais velho, o príncipe Federico, deixaram de fumar há alguns anos, segundo o "Ekstra Bladet".

Outros consumidores de cigarros compulsivos da realeza escandinava, como o rei Harald da Noruega, também entraram para o clube dos ex-fumantes.

A Dinamarca entrará ainda para o grupo dos países que aprovam leis antitabaco em abril, com uma lei que proibirá o fumo no ambiente de trabalho e em lugares fechados, embora com algumas exceções.

Também há quem especule sobre os recentes problemas de saúde de Margareth II - nos últimos meses teve uma prótese implantada no joelho esquerdo e foi operada de uma hérnia - como uma possível causa para sua decisão de fumar menos. Até o momento, a rainha não expressou publicamente sua intenção de abandonar completamente o hábito.
 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2