Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Boneca Altina no combate ao tabagismo (11/11/2006)
Paula Johns

Fonte: Bem Paraná - o Portal Paranaense
10/11/06

O Hospital do Coração (HCor) de São Paulo começou a usar nessa semana uma boneca que possui o corpo transparente e fuma cigarros de verdade. Batizada de Altina (alcatrão + nicotina), a boneca revela o trajeto da fumaça no aparelho respiratório. O objetivo é mostrar o impacto do tabagismo no organismo.

A coordenadora de Programas de Assistência Integral ao Fumante e chefe do Serviço de Psicologia do HCor, Silvia Cury Ismael, explica que a boneca será utilizada como ferramenta para os tratamentos contra o fumo.

"A Altina funciona de forma bastante didática e costuma surpreender as pessoas porque no lugar do pulmão há uma espécie de filtro que retém as impurezas do cigarro. Esse filtro fica todo preto após algumas tragadas. Pretendemos aliar esta ferramenta aos tratamentos já existentes, para complementar nosso trabalho (de tratamento e prevenção)", afirma.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 45% das pessoas que tentam parar de fumar alcançam seu objetivo. O índice cai para 25% quando o tratamento para combater o vício é exclusivamente por meio de medicamentos.

Para Silvia Cury, a prevenção ainda é o melhor remédio e deve começar cedo. "Os jovens são o nosso alvo principal. As estatísticas mostram que mais de 9)% dos usuários de nicotina começam a fumar antes dos 19 anos, a faixa etária mais vulnerável aos vícios", afirma.

Escolas de São Paulo interessadas em levar seus alunos a conhecerem a boneca, pode entrar em contato com o Serviço de Psicologia do hospital, pelo telefone (11) 3053 6611.

Vítimas
O tabaco faz 200 mil vítimas por ano só no Brasil. No mundo, o tratamento de doenças provocadas pelo fumo custa mais de 200 bilhões de dólares aos cofres públicos. O hábito de fumar ainda causa mais de 50 tipos de doenças, entre elas, os problemas cardiovasculares, respiratórios e câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Dicas para parar de fumar:
- escolha um dia para parar de fumar de uma vez só;
- tome água quando tiver vontade de fumar;
- procure ler, caminhar e praticar atividades que distraiam a mente;
- modifique sua rotina o máximo possível;
- faça exercícios regularmente;
- procure não substituir o cigarro pela comida
- escove os dentes logo após as refeições;
- pratique relaxamento e exercícios de respiração;
- tenha sempre em mente que o cigarro é um inimigo da saúde;
- procure ajuda de especialistas se não conseguir sozinho

Fonte: Programa Integral de Combate ao Fumo do HCor - Hospital do Coração

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2