Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Inglaterra proibirá fumo em locais públicos a partir de julho (4/12/2006)
Paula Johns

Fonte: Reuters, 1/12/06

LONDRES (Reuters) - Será proibido fumar em todos os locais de trabalho e em todos os ambientes públicos fechados da Inglaterra a partir de 1o de julho do próximo ano, afirmou a ministra da Saúde da Grã-Bretanha, Patricia Hewitt, na sexta-feira.

Segundo Hewitt, a proibição, que será imposta após restrições semelhantes terem sido aprovadas na Irlanda e na Escócia, é uma vitória para a área da saúde pública.

"Milhares de vidas serão salvas e a saúde de milhares de pessoas será protegida", afirmou a ministra.

"Essa lei ajudará a evitar mortes desnecessárias provocadas todos os anos pelo fumo indireto e criará um ambiente mais favorável para os fumantes que desejam se livrar do vício."

Não será mais permitido fumar em escritórios, fábricas, lojas, pubs, restaurantes, clubes privativos, veículos de transporte público e veículos de trabalho utilizados por mais de uma pessoa.

As áreas criadas em locais fechados para abrigar fumantes, comuns em muitos ambientes de trabalho, deixarão de existir e os fumantes terão de ficar a céu aberto para acenderam um cigarro.

O fumo em locais públicos também deve ser proibido no País de Gales e na Irlanda do Norte a partir de abril próximo.

Alex Markham, presidente-executivo da Cancer Research UK, disse que a proibição resultará em avanços significativos na área da saúde.

"Todos os funcionários, entre os quais os que trabalham em pubs e clubes, merecem trabalhar em um ambiente saudável", disse.

"Sabemos que a grande maioria dos fumantes deseja parar. A nova lei lhes dará uma oportunidade de ouro para fazer isso de uma vez por todas."

Os pubs preparam-se para a nova lei desde que o governo apresentou seus planos, dois anos atrás. Muitos construíram abrigos para os fumantes em seus jardins e áreas de entrada.

A cadeia de pubs JD Wetherspoon já proibiu o fumo em vários de seus estabelecimentos. No começo deste mês, a empresa informou que as vendas em 56 pubs de não-fumantes da Inglaterra e do País de Gales haviam crescido em relação ao período que antecedeu a imposição da nova regra.

(Com reportagem de Tim Castle)

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2