Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Aquela nuvem que passa (27/11/2008)
Garfolância

- Área de fumantes?
- Por favor, queiram me acompanhar até a calçada.

Nem sei se foi isso que os fumantes ouviram ao entrar no Ritz, da Al. Franca. O que interessa é que não pode mais fumar dentro do restaurante. A partir de hoje, o Ritz é “smokefree”. Querem saber a minha opinião? Gostei. Não fumo e posso afirmar que é horrível engolir fumaça com a comida (amigos fumantes, desculpem a sinceridade).
Sei que a medida vai gerar polêmica. Principalmente porque se trata de um lugar híbrido, festivo, com clima de bar e uma vibe de reunião entre amigos. Imagino que isso tudo inspire uma vontade danada de dar uma tragada. Mas também conheço gente que fuma e, na hora de escolher uma mesa, corre para a ala de não-fumantes. Ou seja, é evidente que fumaça incomoda. E no Ritz dos Jardins, vamos combinar… era cruel demais para os que fugiam da nuvem branca e mal cheirosa.

A área de não-fumantes ficava espremida no mezanino, perto da cozinha.

Por favor, não pensem que estou fazendo campanha anti-tabagismo. Nada disso. Cada um tem o direito de se entregar aos prazeres que bem entender. Só levanto a bandeira de um dos regulamentos das leis municipal e federal que permite o cigarro “em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente”. Não era o caso do Ritz, da Franca. Na filial da rua Jerônimo da Veiga, embora maior, a nova regra também vale. A diferença é que lá você pode acender o cigarro numa área aberta, mais agradável, instalada nos fundos do salão principal.
 

Isso é assunto que vai dar muito pano pra manga. E você, o que acha heim?
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2