Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Narguilé, uma modinha perigosa (17/2/2009)
BrasilWiki - RJ

http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=8969

Quem frequenta barzinhos, baladinhas e afins já se acostumou com os aromas de frutas e hortelã no ambiente. O narguilé virou modinha entre jovens de classe média-alta e até mesmo entre os que combatem o vício do fumo. Mal sabem, patricinhas e mauricinhos, que a nova onda é muito mais pesada do que os cigarros.

Um estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB) e divulgado agora indica que uma sessão de narguilé equivale a nada menos do que fumar 100 cigarros. Mais. A quantidade de fumaça e substâncias tóxicas inaladas nos dois casos é a mesma.

Outro dia, uma amiga minha me disse que tinha fumado no clube, na beira da piscina, com as amigas. "Até quem não curte cigarro fuma porque é o ’chic’ da vez", disse ela. Sinceramente, eu achei a coisa mais sem sentido que ouvi nos últimos tempos, fumar na beira da piscina, com um bando de crianças em volta. Até porque, numa visão mais simplista, fogo, água e sol na cabeça não combinam nada com o ato de fumar.

Segundo o levantamento dos cientistas baianos, o cachimbo d’água tem concentrações de nicotina que giram em torno de 4%, enquanto o cigarro tem em média 2% da substância. O pneumologista Carlos Alberto Viegas, autor do estudo, declarou à imprensa que sessões de narguilé, de até 80 minutos, expõem o fumante por mais tempo aos malefícios do tabaco. Um cigarro comum costuma ser consumido em oito minutos. São 12 baforadas contra 200. "Resolvi estudar o assunto porque fiquei preocupado com o desconhecimento da população", disse.

Entre outras coisas, ele alertou também que o ato de compartilhar a biqueira com outras pessoas pode transmitir doenças como herpes e hepatite. Dr. Viegas disse ainda que é falsa informação de que o narguilé não vicia. Os adolescentes, afirmou, são os que mais têm se rendido ao ritual do narguilé.

Nos finais de semana, antes da balada, é comum trocar a água por vodca ou whisky, e ficar bêbado enquanto fuma. No ano passado, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em São Paulo identificou que 16% dos estudantes de ensino fundamental e médio em São Paulo já tinham experimentado o fumo.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2