Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Parlamento Britânico vota contra publicidade em pontos de vendas de cigarros (7/5/2009)
ASH

A ong inglesa Action on Smoking & Health (ASH) parabeniza o Parlamento Britânico por colocar a saúde de crianças na frente de outras questões ao aprovar projeto de lei que proíbe publicidade de produtos de tabaco nos pontos de venda por toda a Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte.

O movimento, apoiado por mais de 100 organizações de saúde e bem estar, impede que um dos remanescentes da propaganda de tabaco continua em operação e irá proteger as crianças do marketing da indústria.

Os displays de pontos de venda serão retirados das lojas de conveniência, locais onde muitas crianças freqüentam diariamente, e esta ação irá prevenir o tabaco de adquirir a “inocência por associação”, já que o produto é vendido no meio de doces e outras guloseimas.

A diretora executiva da ASH, Deborah Arnott, disse: “A ASH está absolutamente satisfeita com a esmagadora vitória a favor desta importante medida de saúde pública. O fumo não é uma escolha adulta, mas uma dependência de infância, a qual a maioria dos fumantes adquire antes de alcançar 18 anos. Acabar com os displays de pontos de vendas é uma parte importante da estratégia de prevenção ao tabagismo”.

Os parlamentares também votaram contra uma emenda à proposta governamental para pôr restrições de idade nas máquinas de venda de cigarros.

Em resposta a uma emenda para obrigar o governo a cumprir com a diretriz da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco a respeito de encontros com a indústria do tabaco, parlamentares garantiram que o governo determinou que todos os departamentos se assegurem que as políticas de saúde pública estejam protegidas dos interesses comerciais da indústria do tabaco e de qualquer tipo de interferência.

Há uma emenda, ainda não foi votada, que determina embalagem genérica para todos os produtos de tabaco. A ASH recebe com simpatia o compromisso governamental de incluir uma revisão das evidências sobre embalagens genéricas como parte de sua estratégia de controle do tabagismo, que será publicada até o final deste ano.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2