Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Lei antifumo já provoca mudanças (12/5/2009)
Diário do Grande ABC

Prevista para entrar em vigor em agosto, a lei estadual que proíbe o fumo em ambientes fechados, sancionada pelo governador José Serra (PSDB) na quinta-feira, já provoca mudanças de comportamento em bares e nos frequentadores desses estabelecimentos no Grande ABC.
Com a proximidade da restrição, alguns restaurantes, bares e similares estão deixando de lado alguns hábitos. "Desde quinta-feira eu não coloco cinzeiro em nenhuma mesa, só se o cliente pedir", afirma Geraldo Freire da Costa, gerente do bar O Maria, no bairro Jardim, em Santo André.
Segundo ele, o anúncio da lei já provocou mudança no comportamento de alguns clientes fumantes. "Quem não quer incomodar os outros sai e vai para a calçada", explica. Costa afirma que se tornou cada vez mais comum a clientela fumante entrar no estabelecimento e perguntar se pode fumar.
A mudança no comportamento dos fumantes também foi detectada por Agnaldo Antonio de Souza, gerente do El Botin, também em Santo André. "Já dá para perceber um pouco de mudança sim. A clientela, quando quer fumar, vai para fora ou pergunta se pode fumar no local." A exemplo do O Maria, o estabelecimento também só fornece cinzeiros aos clientes que pedem.
No restaurante Questo Pasta, segundo o gerente, as mudanças só ocorrerão a partir do dia em que a lei entrar em vigor. "Aí nem na parte de fora eu vou deixar fumar", explicou José Alves Pompeu, encarregado do estabelecimento, apontando para uma área externa coberta por um toldo, mas fechado por cortinas nas laterais. A lei permite que se fume apenas em áreas externas de bares e restaurantes, mesmo que cobertas por toldos, mas sem paredes nas laterais.
Segundo o gerente do Questo Pasta, a proximidade da vigência da lei antifumo está causando mudanças não só no comportamento de tabagistas, mas também no de não-fumantes, que passaram a reclamar mais, principalmente em locais que servem refeições. "Um cliente se queixou que a fumaça do cigarro de outro cliente estava incomodando", contou Pompeu.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2