Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Indústria de cigarros faz em bares "blitz" a favor do fumo, em São Paulo (13/7/2009)
Bol Notícias

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/07/11/ult4733u38835.jhtm

UOL Links Patrocinados
Enquanto o governo de São Paulo faz pressão com blitze educativas para divulgar a lei antifumo, a indústria do tabaco investe em promotores de vendas de cigarro dentro de bares e restaurantes de São Paulo.

Uniformizados, eles circulam de mesa em mesa oferecendo maços em ambientes onde, de acordo com a lei estadual que entra em vigor em agosto, o tabaco será proibido.

"Vocês são fumantes?" é a pergunta-chave para que seja exibido um quadro luminoso com maços de cigarro Marlboro, carro-chefe da gigante do tabaco Philip Morris.

Segue-se então uma rápida explicação sobre a marca e a distribuição de maços. Quem se interessa pelo produto compra e o consome logo ali.

A ação é comum em bares, discotecas e restaurantes paulistanos que não vendem cigarros em suas dependências.

"Não me incomodo com esse tipo de ação. É melhor do que sair para comprar um cigarro lá fora, nesse frio", diz Antônio Lima, 33, publicitário.

A estudante Leilane Nunes, 27, se diz desconfiada com a venda e o cumprimento da lei. "Se o fumante não se levanta nem para comprar o cigarro, imagina se vai mudar de ambiente para fumar."

A Philip Morris, que concentra suas promoções em bares da badalada região das ruas Augusta e Bela Cintra (no centro), afirmou que a atividade "está em conformidade com a regulamentação aplicável".

Segundo a empresa, a abordagem dos promotores é individual e somente feita entre maiores de 18 anos e fumantes, mediante confirmação dessas informações e checagem do documento de identidade. A Folha presenciou aproximações em mesas de duas ou mais pessoas sem verificação do RG.

A empresa também afirmou que o fumo em locais públicos deveria continuar a ser limitado. A Philip Morris, no entanto, não restringiu a comercialização nas áreas já existentes para não fumantes.
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2