Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Tubarão amplia o cerco ao fumo (1/9/2009)
Diário Catarinense

Tubarão amplia o cerco ao fumo
Câmara aprova por unanimidade proibição em locais fechados ou cobertosFumar em ambientes coletivos fechados ou cobertos é um hábito que está proibido em Tubarão, no Sul do Estado, desde sexta-feira, quando o prefeito Manoel Bertoncini assinou a lei antifumo.

A medida foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e tanto comerciantes como fumantes terão um prazo de 30 dias para se adequarem à nova realidade.

O projeto aprovado é do vereador Jeferson Brunato (PSDB) e recebeu total apoio dos outros nove vereadores de Tubarão. Segundo ele, a iniciativa não surgiu em razão das recentes leis aprovadas em cidades como São Paulo e Curitiba.

- Já fazia algum tempo que eu pensava nisso. Minha mãe faleceu em 2003 por conta do câncer de pulmão provocado pelo cigarro, e quanto menos pessoas respirarem a fumaça dos outros, melhor para a saúde coletiva – explica.

Apesar de a lei já estar em vigor, ainda não estão definidas questões como forma de fiscalização e valores de multas. De acordo com Brunato, isso deve ser definido nos próximos dias entre a Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária.

Qualquer pessoa pode denunciar infratores

Em alguns locais a lei já é respeitada. Na praça de alimentação do Farol Shopping o fumódromo foi fechado.

– Para fumar um cigarrinho, agora, só na parte de fora do shopping – disse uma fumante anônima.

O tesoureiro do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Tubarão, Hélio Ricardo Silvestre, julga necessário um período de adequação para os comerciantes.

– O público fumante é cada vez menor, mas ainda existe e precisamos pensar nele – explica.

O autor da lei diz que a fiscalização também cabe a qualquer cidadão, que pode denunciar os infratores. A proibição vale para bares, boates, restaurantes, lanchonetes, cinemas, teatros, estabelecimentos comerciais e até para os shows.

 

MARCELO BECKER | Tubarão
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2