Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Lei antifumo leva cidade do litoral paulista a colocar cinzeiros nas ruas (23/10/2009)
Tribuna On line

SÃO PAULO - A Prefeitura de São Vicente, no litoral paulista, começou a instalar cinzeiros públicos no centro da cidade. Seis estão sendo instalados em calçadas e na porta do Paço Municipal.

Segundo o presidente da empresa, Márcio Papa, presidente da empresa de desenvolvimento do município, o intuito da iniciativa é conscientizar os fumantes da dificuldade de remoção das bitucas de cigarro no calçadão do centro.

- Com a lei estadual antifumo, que proíbe as pessoas de fumarem dentro dos ambientes fechados, os fumantes começaram a jogar as bitucas de cigarro no chão da rua. Nos dias de chuva, o material vira uma massa pesada, complicando até o serviço dos varredores e entupindo a rede de drenagem - explicou Papa.

Ele contou que foram os próprios varredores que diagnosticaram o problema.

- As bitucas têm a particularidade de se encaixarem nos vãos do piso das calçadas, tornando sua remoção muito mais difícil. A expectativa agora é que os fumantes utilizem os cinzeiros públicos e o volume de bitucas nas calçadas e na rua diminua.

Feito com materiais reciclados, ferro, cimento e areia, os cinzeiros foram pintados de verde para chamar a atenção.

- Selecionamos pontos estratégicos, perto de bares e cafeterias, inclusive, porque há um grande fluxo de pessoas nestes comércios - disse Papa.
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2