Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

'Kit fissura' quer desviar a atenção da vontade de fumar (23/10/2009)
Cruzeiro on Line

Se bater a vontade de fumar, coma fibras naturais, a exemplo de uva passa, para acabar com o desejo. Alimentos dessa natureza passaram a ser distribuídos gratuitamente no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a pacientes dependentes do cigarro que tentam largar o vício. O objetivo do chamado "kit fissura" é desviar a atenção da vontade de fumar.

De acordo com a diretora do Centro, Luizemir Lago, o paciente, enquanto mastiga, perde a vontade de acender um cigarro. "A pessoa começa a se desvencilhar do fumo porque comer substitui a mensagem enviada pelo cigarro ao cérebro e neutraliza a vontade", explica.

O "kit fissura" começou a ser testado no ano passado no Cratod, que atende 2,4 mil pacientes por ano que querem largar o vício. Diante da aceitação dos pacientes, o serviço será agora permanente. Os dependentes receberão nas quatro sessões iniciais do tratamento um saco plástico vedado com os produtos secos, como damasco, uva passa, cravo, canela e casca crocante de laranja.

A ideia de colocar as frutas secas no cardápio de opções para acabar com a vontade de fumar partiu das três nutricionistas do Cratod. "As frutas secas não são tão calóricas e existe a facilidade do transporte em qualquer sacolinha", observa a diretora da unidade. Além das frutas secas, os pacientes comem também palitos saudáveis - como os de pepinos e cenouras cortados em tiras -, para evitar que engordem. "Muitos se esqueciam de montar o kit ou escolhiam alimentos inadequados, como chocolate", diz a médica do Cratod Stella Regina Martins.(AE)
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2