Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Grupos anti-fumo protestam contra patrocinador do ATP da Basileia (27/10/2009)
Último Segundo

Basileia (Suíça) - Organizações ligadas à saúde estão furiosas com o patrocínio da marca Davidoff no ATP 500 da Basileia. A marca de luxo, que pertence a uma das maiores companhias de cigarro do mundo, a britânica Imperial Tobacco, está ligada a produtos como cigarros, cigarrilhas e loção após barba, entre outros.

A União Europeia proibiu, em 2005, as propagandas de cigarro em todos os seus países membros, o que não é o caso da Suíça, onde a propaganda continua legal. Por causa disso, a Eurosports decidiu não exibir o torneio depois que surgiram protestos na França ameaçando tomar medidas legais caso o torneio fosse exibido no país. O evento, agora, será transmitido por uma emissora alemã.

Os protestos contra o patrocínio da marca de cigarros surgiram da Organização Mundial de Saúde e de grupos europeus contra o fumo. Mais de 500 eminentes especialistas de saúde assinaram uma carta aberta pedindo a Roger Federer, número 1 do mundo, que se retire da competição, mas o suíço não respondeu.

A Unesco, entidade das Nações Unidas ligada à cultura, devolveu a doação que recebeu dos organizadores do torneio da Basiléia e pediu para que eles não mais se associem à marca de cigarros. O porta-voz da Imperial Tobacco se recusou a comentar o assunto.

O torneio será disputado de 2 a 11 de novembro, em quadras duras cobertas. Em sua mais recente mensagem no Facebook, Federer informou que voltou a treinar e que a preparação está indo bem. "Me sinto bem melhor e estou ansioso para jogar em casa. Também tive tempo de passar um período fantástico com minha família. Myla e Charlene (suas filhas gêmeas) estão indo muito bem. Depois do treino de ontem ( no meio da semana passada), Mirka e eu as levamos para um passeio ao longo do Lago Zurique. É sempre emocionante estar de volta à Suíça!"

 

 

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2