Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Roraima: Primeiro passo será sensibilizar população sobre lei antifumo (21/11/2009)
BV News

A Coordenação do Tabagismo, vinculada ao Departamento da Política da Atenção Oncológica, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), manterá os trabalhos de sensibilização dentro da política de controle do tabaco. Após a aprovação da Lei 745/09, pela Assembléia Legislativa de Roraima, que trata da proibição do consumo de cigarros e afins em ambientes de uso coletivo públicos ou privados, as campanhas terão o objetivo fazer com que os ambientes sejam livres do tabaco.

De acordo com a diretora do Departamento da Política da Atenção Oncológica, Liliana Bezerra, as ações educativas normalmente são voltadas para crianças e jovens, nas escolas, e para a sociedade como um todo. Além disso, acontecerão capacitações e atualizações sobre a lei e o trabalho a ser mantido em todos os municípios de Roraima, dando suporte às ações do Tabagismo. “A lei veio em boa hora e vai ajudar no resultado final do nosso trabalho. Queremos os ambientes livres do tabaco, com isso, teremos como conseqüência, um número menor de pessoas doentes”, disse Liliana.

O trabalho de fiscalização dos estabelecimentos ficará a cargo das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais. No primeiro momento serão realizadas campanhas educativas em pontos da cidade, para depois disso, atuar de forma repressiva.

Para a coordenadora de Controle do Tabagismo da Sesau, Elen Suzi Oliveira, a lei é de fundamental importância para Roraima. Como explicou, a coordenação terá mais facilidade para desenvolver as ações de prevenção. “Além de combater o cigarro, queremos prevenir a iniciação das pessoas ao fumo”, destacou Elen.

Melhoria no serviço
Nesta segunda-feira, 23, profissionais de Roraima participam no Rio de Janeiro (RJ), de um treinamento em abordagem intensiva do fumante. Após uma capacitação, que acontecerá ainda este ano, Roraima vai implantar o serviço de tratamento ao fumante, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desta forma, o Estado poderá trabalhar com os fumantes e, através de consultas e tratamentos, conseguir fazer com que a pessoa deixe de fumar. Alguns municípios já estão fazendo o levantamento do número de fumantes, para ter a dimensão mais precisa dos números em Roraima.
Números

Com médicos, enfermeiros e psicólogos treinados para atuar na área, a Sesau vai poder conter o número de fumantes em Roraima. De acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito telefônico (Vigitel) de 2008, 17,4% da população roraimense acima dos 18 anos de idade são fumantes.

O tabagismo atinge mais de 30 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). De acordo com o Inca, no Brasil, 90% dos casos de câncer de pulmão estão ligados à origem de tumores malignos em oito órgãos (boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero e esôfago) e o cigarro é um dos fatores de risco.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2