Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Clovis Botelho lança o livro ´´Você pode parar de fumar´´ (19/12/2005)
ACTBR

Clovis Botelho lança livro na quinta-feira Várzea Grande, 13/12/2005 - 13:20.

Da Assessoria

O professor doutor Clovis Botelho lança o livro ´´Você pode parar de fumar´´ na quinta-feira (15), às 19 horas, no espaço Lenini Póvoas da Livraria Adeptus, no shopping Três Américas. Essa publicação traduz a experiência de quase 25 anos de profissão.

O prefácio é assinado pelo presidente da Comissão de Tabagismo da Associação Médica Brasileira, José Rosemberg, professor titular de Pneumologia da PUC/São Paulo.

De leitura fácil, o livro aborda os principais aspectos do tabagismo: toxidez do tabaco, seus malefícios à saúde, a dependência da nicotina, os sintomas desagradáveis ao suspender o consumo de tabaco, as recaídas e as vantagens da melhor qualidade de vida quando se deixa de fumar.

´´O autor conta como começou a fumar durante a adolescência o que constitui exemplo típico de que o tabagismo é doença pediátrica. Isso porque 99% dos tabagistas começam a fumar entre os 12 e 18 anos e logo em seguida, mais de 90% já estão nicotino-dependentes, tornado-se escravos do consumo de tabaco,´´ escreve José Rosemberg.

Segundo o professor da PUC, de um modo geral a dependência da nicotina atinge graus mais intensos que a da cocaína e heroína. ´´A Psiquiatria define essa dependência como ´desordem mental de uso de substancia psico-ativa´ e a Medicina a qualifica como ´doença crônica com remissões continuadas´,´´ ensina.

No mundo, há mais de 1 bilhão e 300 milhões de fumantes. No Brasil, são 30 milhões de fumantes, sendo 25 milhões dependentes da nicotina.

´´Escrever este livro foi gratificante, senti um enorme prazer quando o vi terminado. Foi mais fácil que imaginei! Quando resolvi que tinha que deixar alguma coisa escrita, contada do jeito que está aqui, achei que seria muito sofrido, muito demorado. Nada disso; no decorrer do processo de criação, a escrita jorrou que até parecia que já estava tudo gravado dentro da minha cabeça,´´ escreve Clovis Botelho na introdução do livro.

A publicação traz ´´os relatos de vida de muitos dos meus pacientes, interpretados sob a ótica de um médico que já foi fumante e conviveu com fumantes a vida inteira.

É a somatória das minhas percepções como ser humano, cheio de erros e incertezas; da vivência da prática médica, dedicada ao atendimento de pacientes portadores de doenças respiratórias; com a experiência no ensino e na pesquisa na Universidade Federal de Mato Grosso,´´ explica o autor.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas pelo telefone 9982 6368 (Clovis Botelho).

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2