Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

60 mil cearenses sofrem com deficiência visual (19/3/2010)
Diário do Nordeste

Consumo de cigarro pode ser considerado a principal causa da Degeneração Macular Relacionada à Idade

No Estado, há aproximadamente 60 mil cegos, segundo a Sociedade de Oftalmologia do Ceará (SOC), e a maior parte das doenças que causam deficiência visual é acometida aos idosos. No entanto, a principal delas, ainda é desconhecida por grande parte da população: a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que atinge, no Ceará e no mundo, 10% dos idosos, entre 65 e 74 anos.

Diante disso, o Centro de Estudos Professor Fernando Oréfice, com apoio da Sociedade de Oftalmologia do Ceará (SOC), realizaram, na manhã de ontem, exames de visão gratuitos para 200 idosos acima de 65 anos. A ação, que ocorreu no Centro Avançado de Retina e Catarata, fez parte da 8ª edição do Mácula, envolvendo palestras e distribuição de cartilhas educativa sobre a DMRI.

A aposentada Maria Sesy Monteiro, 95 anos, há três anos começou a sentir dificuldade para assistir televisão. Segundo ela, as imagens e objetos pareciam fazer curvas, além de sentir constantes manchas pretas nos olhos. "Fiquei com muito medo, pois pensei que iria ficar cega, então procurei imediatamente o oftalmologista", diz.

Depois de realizar alguns exames, dona Maria Sesy descobriu que sofria de DMRI. No entanto, o médico recomendou o uso de um colírio, mas o remédio não ajudou muito e agora a visão da aposentada está bastante comprometida. "Soube dessa ação através da televisão e pedi para que minha filha me trouxesse, tenho esperança que não ficarei cega", frisou.

Sintomas

De acordo com Abelardo Targino, médico oftalmologista especializado em retina, a DMRI, atinge 10% dos idosos entre 65 e 74 anos, e 25% dos idosos acima de 75. Ele explica que é uma doença que se manifesta em uma região do olho chamada mácula, que fica localizada no centro da retina. Essa região pode ser atacada por diversas doenças, no entanto a DMRI é a mais comum e leva a cegueira.

O médico explica que existem duas formas de degeneração: a forma seca, onde não há hemorragias dos olhos, ou seja, o idoso, vai perdendo a visão de forma lenta, e os óculos não são mais tão úteis. A segunda, é a úmida ou hemorrágica, em que surge o aparecimento de veias sanguíneas e o idoso pode perder a visão em até duas semanas. Mas, o oftalmologista alerta sobre a importância da prevenção, pois a qualquer momento a forma seca da doença pode se transformar na hemorrágica.

Os sintomas da DMRI são deformações nas imagens que vão se tornando intensas e causam manchas pretas na visão central, que levam a cegueira. Um dos principais vilões da doença é o cigarro. "Os químicos do cigarro, são altamente tóxicos para a mácula. A medida que são inalados e chegam a corrente sanguínea, podem causar a doença", diz o médico.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2