Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Nova técnica detecta risco de câncer em fumantes (8/4/2010)
Agência EFE

da Efe, em Washington

Cientistas americanos desenvolveram um procedimento para identificar os fumantes que correm mais risco de desenvolver câncer pulmonar, revelou um estudo divulgado pela revista "Science Translational Medicine".

Segundo os pesquisadores da Escola de Medicina das Universidades de Boston e de Utah, o processo utiliza um enfoque no genoma para prevenir a doença nessas pessoas e, caso se manifeste, identificar o tratamento adequado.

"Este é um avanço crucial no campo da prevenção do câncer pulmonar, já que não existe uma estratégia efetiva para a prevenção entre os fumantes de alto risco", afirmou Avbrum Spira, diretor de Biomedicina Informática da Universidade de Boston.

Spira acrescentou que os resultados da pesquisa ajudarão a resolver o que qualificou como "a crescente carga pública vinculada à doença".
Nos Estados Unidos, cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão são causados pelo fumo. Até o momento, não havia nenhum método para identificar quem corre mais risco de desenvolver a doença.

Os cientistas afirmaram que, em sua pesquisa, descobriram que a expressão de genes de um fator específico do câncer, identificado como PI3K, são ativados nas células das vias respiratórias de fumantes que sofrem de câncer pulmonar.

Essa atividade precede o desenvolvimento da doença e pode ser revertido, por meio de um agente quimiopreventivo (myo-inositol), afirmaram.

"Esta descoberta é importante, porque estas células podem ser colhidas de uma forma relativamente não invasiva e não requer a coleta invasiva de mostras de tecido que apresentam tumores", disse Spira.
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2