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Especialistas discutem a influência da publicidade no consumo de álcool e tabaco (18/5/2010)
Unifesp

A Abead (Associação Brasileira de Estudos de Álcool) reunirá renomados especialistas de diversas áreas do conhecimento para discussão em torno da propaganda voltada ao comércio de cigarros e bebidas alcoólicas. O seminário Álcool, Tabaco e Publicidade, que acontece no dia 26 de maio, das 9h às 17h, na Unifesp, estará dividido em cinco blocos.

Na área da pesquisa clínica, a abertura ficará com Raul Caetano, psiquiatra brasileiro radicado nos Estados Unidos, onde e professor de epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade do Texas. Ele vem ao Brasil exclusivamente para o encontro, abrindo o seminário com a apresentação de uma análise crítica sobre a prática de beber em grupos populacionais brasileiros e a influência da publicidade do álcool.

Ele será seguido da psicóloga Ilana Pinsky, pós-doutorada na Robert Wood Johnson Medical School (EUA), vice-presidente da Abead e pesquisadora do Inpad. Ilana irá apresentar estudos inéditos sobre as estratégias de marketing para a venda de bebidas alcoólicas no Brasil, comprovando a ligação com a programação esportiva, além dos programas de responsabilidade social.

Já Valéria Cunha, chefe substituta da Divisão de Controle do Tabaco do Inca, fornecerá dados da Pesquisa Especial de Tabagismo, que dá conta do crescimento do consumo entre jovens e mulheres. Os três especialistas contarão com a presença do psiquiatra Ronaldo Laranjeira, que é professor titular do departamento de psiquiatria da Unifesp e coordenador do Inpad (InstitutoNacional de Políticas do Álcool e Drogas), na mediação das palestras.

O segundo bloco do evento tratará da área do direito, com o procurador da república de São José dos Campos Fernando Lacerda Lopes, que tem uma ação judicial contra as três maiores cervejarias do Brasil por conta de publicidade. Ele irá discorrer justamente sobre a publicidade de bebidas alcoólicas perante o judiciário.

João Lopes Guimarães Jr., membro do Ministério Público de São Paulo desde 1986 e membro do Conselho Consultivo do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, irá complementar com exposição sobre publicidade, saúde pública e direitos do consumidor, defendendo o debate sobre a legislação que deve proibir a propaganda do tabaco e de bebidas alcoólicas.


Fechando este painel, que será mediado por Marcelo Sodré, procurador do Estado e professor de direito do consumidor da PUC, o desembargador de Justiça de São Paulo Luis Antonio Rizzato Nunes abordará as propagandas abusivas: poder judiciário x auto-regulamentação (Conar).
Liberdade de expressão, ética e necessidade de regulamentação é o foco do terceiro bloco do seminário, que terá Leandro Batista, professor da ECA (Escola de Comunicação e Artes da USP), com o tema affirmative disclosure e a responsabilidade da propaganda. Também da ECA, Eneus Trintade Barreto Filho abordará aspectos do risco comunicado e não comunicado nas campanhas de tabaco e álcool. Ambos serão mediados pela publicitária Nádia Rebuças.
Na área de advocacy, a experiência do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, da ACT (Aliança de Controle do Tabagismo) e do Instituto Alana será relatada respectivamente por Daniela Trettle, mestre em diretos humanos e assessora de representação do Idec, Monica Andreis, psicóloga e vice-diretora da ACT, e por Isabella Henriques, cordenadora-geral do Projeto Criança e Consumo e autora do livro "Publicidade abusiva dirigida à criança".
Por fim, no bloco que abordará educação, a coordenadora de Educação e Pesquisa do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, Lais Fontenelle Pereira, tratará dos impactos e consequências da publicidade dirigida às crianças, seguida por César Pazinatto, coordenador pedagógico do colégio Santo Antonio, que apresentará os resultados de projeto que ajuda os jovens a compreenderem as mensagens das propagandas de cigarro.
A coordenadora do Programa de Atenção ao Tabagista do Cratod (Centro de Referencia em Álcool, Tabaco e outras Drogas), Stella Martins, fechará o evento abordando as estratégias da indústria do tabaco na abordagem dos jovens que ultrapassa a propaganda convencional, com mediação de João Paulo Becker Lotufo, responsável pelo Projeto Antitabágico do Hospital Universitário - USP
Serviço – Seminário Álcool, Tabaco e Publicidade
Quando: 26 de maio de 2010, das 9h às 17h
Local: Unifesp: (Auditório Marcos Linderberg)
Inscrições: contato@uniad.org.br / (11) 5579-5643 / www.uniad.com.br
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
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