Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Em Porto Alegre, fumantes recebem apoio para largar o vício no Dia Mundial sem Tabaco (31/5/2010)
Jornal Zero Hora

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a2921801.xml

Nesta segunda-feira, Dia Mundial sem Tabaco, a comissão de controle do tabagismo do Grupo Hospitalar Conceição realizou uma série de atividades na Capital. Neste ano, o foco da campanha é a mulher, por isso, o tema das ações é "Mulher apague seu cigarro e acenda o sorriso das crianças".

Na manhã de hoje, na entrada principal do hospital, voluntários distribuíram material informativo com orientação aos fumantes, médicos fizeram a dosagem de monóxido de carbono do ar exalado pelos tabagistas, além disso, ocorreu apresentação teatral da "Caveira", personagem que dá cartão vermelho a quem estiver com cigarro.

Ontem, durante evento no Parque da Redenção, diversos fumantes foram encaminhados a postos de saúde da Capital que oferecem tratamento para as pessoas que desejam se livrar do cigarro.

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital de Clínicas e Ufrgs deram orientações à população sobre o tabagismo. O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, alertou para os malefícios do cigarro e falou sobre o impacto do tabagismo para o sistema de saúde pública:

— Temos falado muito em outras drogas, mas sabemos que o tabaco e o álcool são as de maior repercussão para a saúde.

Casartelli lembrou que Porto Alegre participará de um estudo sobre ambientes livres de tabaco realizado pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas/OMS) e Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Segundo informações do Inca, cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Tabagismo, de 2008, mostram que a Região Sul apresenta o maior percentual de fumantes, totalizando 19% da população maior de 15 anos. Aqui também há o maior percentual de mulheres fumantes (15,9%).

Com informações do site da prefeitura e do Grupo Hospitalar Conceição.
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2