Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Pesquisas científicas comprovam os efeitos negativos do cigarro (28/5/2010)
Veja

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pesquisas-cientificas-comprovam-efeitos-negativos-cigarro-564695.shtml

Por Natalia Cuminale

Fumar faz mal à saúde e a maioria das pessoas - fumantes e não fumantes - já sabe disso. O que poucos conhecem, porém, é o que ciência já comprovou e ainda estuda sobre os efeitos nocivos do cigarro para a vida da população. No Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta segunda-feira, VEJA.com fez uma seleção de oito pesquisas científicas e pediu para que especialistas no tema comentassem cada uma delas. "O cigarro não traz nenhum benefício e tem efeitos negativos em praticamente todos os nossos órgãos", afirma a pneumologista Irma de Godoy, coordenadora da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Em 2008, o Brasil registrou 24,6 milhões de fumantes habituais com 15 anos ou mais - quantidade que equivale a 17,2% da população. "Pacientes com uma dependência extrema do cigarro e bem informados sobre o assunto contestam até os dados científicos publicados em periódicos reconhecidos", conta Ana Luiza Camargo, psiquiatra e coordenadora do Núcleo de Atenção ao Tabagismo do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

"Temos aproximadamente 50 condições clínicas associadas ao tabagismo. Entre elas, podemos destacar as doenças cardiovasculares, respiratórias e os tipos de câncer", cita Sérgio Ricardo dos Santos, coordenador do Núcleo de Apoio à Prevenção e Cessação do Tabagismo (PrevFumo), da Universidade Federal de São Paulo.

Os especialistas acreditam que as pessoas sabem que o cigarro pode causar câncer do pulmão e problemas no coração, mas desconhecem outras doenças relacionadas ao tabaco. "Alguns fumantes nem imaginam que o fumo é um dos fatores mais importantes para desenvolver câncer de bexiga, por exemplo", diz Godoy.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2