Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Sen. Serys apoia campanha contra o tabagismo com foco nas mulheres (1/6/2010)
Agência Senado

http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=102531&codAplicativo=2&codEditoria=2

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) registrou apoio à campanha da Organização Mundial de Saúde contra o tabagismo das mulheres. Segundo a senadora, o objetivo é alertar as pessoas sobre as estratégias usadas pela indústria do cigarro para atingir o público feminino. Durante o discurso, proferido em Plenário nesta terça (1º), a senadora também defendeu "forte taxação do tabaco".

- É no bolso, na diminuição dos lucros, que a indústria do tabaco sentirá- disse.

Segundo Serys, o Instituto Nacional do Câncer projeta que o tabagismo já é o responsável por 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos. O Instituto também indica que as mulheres começam a fumar mais cedo que os homens e que as fumantes têm maior dificuldade para abandonar o vício. A senadora lembrou que o cigarro é responsável por vários tipos de câncer, entre os mais comuns nas mulheres os de pulmão, útero e mama.

A senadora sugeriu ainda que quem não conseguir abandonar o cigarro sozinho busque auxílio junto à rede pública de saúde.

- Que nós, mulheres, sejamos mais rigorosas, não aceitando a armadilha da indústria da destruição de nossa saúde, que mostra o tabagismo como uma coisa que embeleza as mulheres, que lhes dá mais confiança, que lhes dá mais segurança. Quanto engano! - afirmou.

Serys ressaltou que no mundo há hoje 1 bilhão de fumantes, entre eles mais de 200 milhões de mulheres. A senadora afirmou que o tabaco é uma droga legalizada, como o álcool, mas que leva à necessidade de consumo da mesma maneira que drogas ilícitas.

Ela sugeriu ainda que os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Michel Temer, levem às capitais brasileiras a exposição inaugurada nesta semana na Câmara: "Propagandas de cigarros: como a indústria do fumo enganou as pessoas". A mostra apresenta peças publicitárias de cigarro veiculadas entre as décadas de 1920 e 1950, nos Estados Unidos.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2