Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Aprovado hoje na AL do MS projeto de Prevenção contra Álcool e Fumo na Gravidez (1/6/2010)
MidiaMax News

http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=718992

Durante a sessão ordinária realizada hoje (01) na Assembléia Legislativa, foi aprovado em 1° votação projeto de lei que cria o Programa Estadual de Prevenção ao Fumo e ao Consumo de Álcool na Gestação.

Muito se comenta acerca dos efeitos nocivos do álcool e do fumo na gestação, porém pouco se sabe sobre os reais danos que estas substâncias causam no organismo do feto. Além do risco de aborto espontâneo e de parto prematuro, as crianças expostas ao álcool em sua face intra-uterina poderão apresentar problemas como a falta de crescimento, o retardo mental, a desfiguração física, o baixo peso, além de sintomas invisíveis e danos neurológicos permanentes que se manifestam com o tempo.

Segundo Coronel Ivan, o objetivo do projeto é conscientizar a população acerca dos efeitos nocivos do consumo do tabaco, de bebidas alcoólicas e de outras drogas para a formação e saúde do feto.

Como por exemplo, informar as gestantes que não há uma dosagem segura para o consumo de álcool na gravidez e a exposição do feto ao fumo tem efeitos semelhantes ou, até mesmo mais nocivos que o álcool, podendo causar a morte, a má formação do feto ou problemas neurológicos irreversíveis, aborto espontâneo e sangramentos. “Por se tratar de uma questão de saúde pública e por estar se tornando uma pandemia, acredito que somente através de informações, orientações e conscientização é que se pode resolver este problema” finalizou o deputado Coronel Ivan.

A proposta de autoria do deputado estadual Coronel Ivan (PRTB), pretende promover a implementação de medidas e desenvolvimento de campanhas visando levar informação e educação para gestantes, conscientizando-as acerca dos efeitos prejudiciais do consumo de tabaco, de bebidas alcoólicas e de outras drogas para a formação e saúde do feto.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2