Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Centro de Apoio Psicosocial (Caps) de Cacoal (RO) inicia trabalho com fumantes (4/6/2010)
Diário da Amazônia

http://www.diariodaamazonia.com.br/diariodaamazonia/index2.php?sec=News&id=3695

Em alusão ao dia Mundial sem Tabaco, no último dia 31, desde 1º de junho o Centro de Apoio Psicosocial (Caps), localizado no bairro Princesa Isabel, em Cacoal, tem feito um trabalho de auxílio aos fumantes, que desejam abandonar o vício do cigarro. Inicialmente serão atendidos 10 fumantes com apoio psicológico, atendimento clínico, orientações sobre malefícios do fumo além de medicamentos, disponibilização de adesivos para reposição de nicotina, gomas de mascar e outros.

A ação faz parte de uma iniciativa do governo Federal, através do Ministério da Saúde, em parceria com Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e também dos municípios para combate ao tabagismo no país. É o Programa de Controle ao Tabagismo, que visa atender de forma integral os fumantes. Segundo a coordenadora do Caps, Isléia Aparecida Santos, a demanda é restrita por enquanto, porém outros grupos poderão ser atendidos posteriormente.

Fumante passivo

Outra preocupação que está sendo debatida com os fumantes, e combatida pelas entidades de saúde em todo o mundo, é o fumo passivo. Além dos males decorrentes do fumo a saúde dos fumantes, os chamados fumantes passivos, ou seja, aquelas pessoas que convivem com fumantes no ambiente doméstico ou no trabalho também sofrem as conseqüências.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde, o tabaco é o responsável por cerca de 150 milhões de mortes em todo o mundo e a sua carga maléfica afeta não só os que o consome, mas também os que não consumindo são vítimas diretas do seu consumo. O propósito do Dia Mundial sem tabaco é de elevar a consciência sobre a existência de uma grande variedade de produtos de tabaco mortais e ajudar as pessoas a adquirirem informações precisas sobre os malefícios do tabaco.

A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma substância psico-activa e que causa a dependência, pois ela age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença, com a diferença de que a nicotina chega ainda mais rápido ao cérebro, e faz efeito em apenas nove segundos.

Cigarro e doenças

Ainda segundo a OMC, o cigarro é responsável por milhares de óbitos em todo mundo, registrados anualmente, conforme a seguinte estatística: 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, 25% das mortes por doença cardiovascular.

A mulher grávida que fuma corre grandes riscos de abortar, tem maior chance de ter filho de baixo peso, e com defeitos congênitos. Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não fumantes. Além disso, o fumante pode ter doenças agravadas, como por exemplo: doenças cardiovasculares, causar a aceleração da freqüência cardíaca, hipertensão arterial, que pode levar a morte súbita; aneurisma arterial, cancro do pulmão, da garganta da laringe e boca; doenças e infecções respiratórias: bronquite, constipações, pneumonia, enfisema pulmonar.

O cigarro causa diariamente tosse muito incômoda e expectoração; doenças como a tuberculose, asma e outras alergias, problemas circulatórios (vasoconstricção), úlcera do aparelho digestivo trombose vascular, impotência sexual no homem

Curiosidades

O consumo do tabaco é uma mistura de aproximadamente 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes. O cigarro é responsável por uma série de males enumerados abaixo:

1. O Tabaco é responsável por cerca de 25 doenças diferentes.

2. Os jovens tem mais riscos de adquirir o hábito de fumar, pois são mais receptivos à publicidade “enganosa” das indústrias do cigarro;

3. A nicotina que é a responsável por causar dependência;

4. A nicotina e o alcatrão são os produtos ativos e mais importantes do tabaco;

5. O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco.

7. Fumar durante a gravidez afeta gravemente o desenvolvimento do feto.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2