Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

64% defendem maços de cigarro escondidos na loja, diz Datafolha (17/11/2010)
Folha de S. Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1711201020.htm

Pesquisa Datafolha feita em 160 cidades brasileiras revela que 64% da população é favorável a que os maços de cigarro fiquem escondidos da visão dos consumidores nos pontos de venda.

Com a proibição à publicidade do tabaco, a indústria passou a investir na diversificação no varejo. Hoje, é possível comprar cigarros até no salão de cabeleireiro.


Padaria localizada no bairro Imirin, em SP, fica ao lado de uma escola e vende cigarros e chicletes no mesmo mostruario
O levantamento do Datafolha ouviu 2.544 pessoas de todas as classes econômicas e de todas as regiões do país entre os dias 27 e 31 de julho e foi encomendado pela ONG Aliança de Controle do Tabagismo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Mesmo entre os fumantes, a maioria (51%) defende que os maços fiquem escondidos. Dos fumantes leves (aqueles que consomem até dez cigarros por dia), 57% são favoráveis ao "ocultamento" das marcas de cigarros, enquanto entre os fumantes pesados o índice é de 45%.
Dos entrevistados, 26% concordam com a exposição dos cigarros de forma visível nos pontos de venda, da forma como é feita atualmente.
"Os adultos fumantes sabem onde comprar suas marcas preferidas. Esses letreiros são para atrair novos consumidores, especialmente os jovens. Esconder os cigarros da visão do público é tendência mundial", afirma Paula Johns, diretora da ONG.

Em alguns Estados e províncias de países como Austrália e Canadá, os maços só podem ser guardados em gavetas ou debaixo do balcão. Na Inglaterra, a publicidade em pontos de venda será proibida a partir de 2011.

Para a Souza Cruz, a proibição aumentaria o contrabando de cigarros falsificados e os "consumidores adultos e fumantes devem receber informações que lhes ajudem na escolha de marcas".

Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress
 

 

 

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2