Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Prefeitura de Aracaju entrega selo a quem respeita a Lei Antifumo (21/6/2011)
Assessoria de Imprensa Secretaria de Saúde de Aracaju

http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=118475

Prefeitura entrega selo a quem respeita a Lei Antifumo

Amanhã, dia 22 de junho, às 8 horas, o secretário Municipal da Saúde (SMS), Silvio Santos, entregará os certificados e as placas ‘Respire Qualidade de Vida’ aos estabelecimentos vencedores da enquete realizada durante o mês de maio, no site da Prefeitura Municipal de Aracaju. A entrega será no auditório do Cento de Educação Permanente da Saúde, localizado na rua Luis Carlos Prestes, no bairro Ponto Novo.

A enquete da Lei Antifumo marcou o ‘Dia Mundial de Combate ao Tabagismo’ e fez um balanço do conhecimento da população sobre a Lei Municipal 3.756/2009. Na mesma enquete, a comunidade votou nos estabelecimentos que mais respeitam a Lei que proíbe fumar em ambientes coletivos e fechados.

De acordo com Silvio Santos a campanha demonstra a importância que a Secretaria dá ao combate do tabagismo. “Aracaju é destaque entre as capitais brasileiras como uma das cidades com o menor número de fumantes do país e vamos trabalhar para manter essa bandeira, seja com campanhas educativas ou intensificando fiscalização”, enalteceu Silvio Santos.

Os estabelecimentos serão reconhecidos em três categorias: o Cariri venceu em duas modalidades - como Bar da Orla da Atalaia, teve 30,06% dos votos e como Casa de Show da Cidade, foi escolhido com 26,60%. Já na categoria Restaurante, houve um empate e três estabelecimentos foram eleitos com 7% cada um deles: Ferreiro do Riomar, Ramiro da Carne do Sol e o Muratto.

De acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde (MS), somente 10,9% da população aracajuana, acima de 18 anos, são fumantes.

Esses dados refletem o trabalho que vem sendo realizado, ao longo dos anos, pela SMS, investindo em campanhas e fiscalizações sanitárias realizadas através das Coordenações de Doenças e Agravos não Transmissíveis e da Vigilância Sanitária (Covisa). “As fiscalizações e o trabalho de conscientização realizados, junto com a população e ao setor regulado, aliado a existência da lei municipal são a receita para atingirmos êxito”, ressaltou Ana Angélica Ribeiro – coordenadora da Vigilância Sanitária de Aracaju.

Ascom
Secretaria Municipal da Saúde
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2