Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Consumo de vitaminas reforça o hábito de fumar (2/8/2011)
Veja on line

Fumante que toma suplementos crê estar protegido contra riscos do cigarro

Ao ingerir suplementos de vitaminas, pessoas viciadas em cigarro tendem a fumar ainda mais. É o que indica um estudo publicado no periódico especializado Addiction. Isso aconteceria porque, ao ingerir uma dose extra de vitaminas todos os dias, os fumantes passam a crer que sua saúde está protegida, o que lhes permitiria consumir mais cigarros sem correr riscos. O efeito compensatório é conhecido pela psicologia e funciona como um brinde: uma pessoa que ficou toda a semana sem beber, por exemplo, teria “direito” a um fim de semana de bebedeira.

O estudo descreve dois experimentos. No primeiro, 74 fumantes receberam comprimidos de placebo e foram divididos em dois grupos: apenas para uma metade foi dito que as pílulas eram de vitamina C. Aqueles que pensavam estar tomando vitamina acabaram fumando quase o dobro dos que tomavam placebo (grupo controle) e informaram ainda se sentir invulneráveis aos riscos do cigarro.

O segundo experimento foi uma versão expandida do primeiro, com 80 participantes, metade dos quais acreditava estar tomando vitaminas. Aqueles que acreditavam estar tomando as multivitaminas, novamente, fumaram mais do que o grupo controle. Mas, dessa vez, os pesquisadores descobriram que, entre os que achavam estar tomando vitaminas, aqueles que tinham uma postura mais positiva frente aos benefícios do suplemento tinham também uma maior sensação de invulnerabilidade. Assim, acabavam fumando muito mais do que os parceiros menos entusiasmados. Em outras palavras, quanto mais o fumante acreditava que as pílulas de multivitaminas beneficiavam sua saúde, mais eles fumavam.

Segundo os pesquisadores, fumantes que tomam vitaminas e têm consciência sobre seus benefícios podem acabar desenvolvendo crenças falsas de que estão ilesos aos maiores perigos de saúde associados ao cigarro. Para Wen-Bin Chiou, coordenador da pesquisa, isso acaba levando-os a fumar ainda mais, aumentando os riscos para a saúde em geral. “Eles podem se enganar e acreditar que estão protegidos contra o câncer e outras doenças. Saber que as multivitaminas não previnem o câncer poderia ajudar o fumante a controlar seu vício ou mesmo a tentar parar”, diz.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2