Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Fumo é importante, mas tem que diversificar", diz novo ministro (18/8/2011)
Portal Gaz

http://www.gaz.com.br/noticia/295448-fumo_e_importante_mas_tem_que_diversificar.html#.Tk13DGlioYM.facebook

Mendes Ribeiro Filho falou com exclusividade aos veículos da Gazeta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em entrevista exclusiva aos veículos da Gazeta Grupo de Comunicações, o futuro ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), disse esta tarde que vai incentivar a diversificação de culturas na região fumageira do Sul do Brasil. Deputado federal e até então líder do governo Dilma no Congresso, Mendes tem uma relação muito próxima com o Vale do Rio Pardo e se comprometeu em auxiliar o setor, embora a agricultura familiar esteja sob os cuidados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


"Diversificação. Esse é meu discurso já faz tempo. O tabaco é importante para a região, garante uma boa renda aos agricultores, mas não se pode ficar só nisso. Não custa pensar em alternativas que ajudem a complementar a renda das famílias. E isso nós vamos fazer. Claro que sempre levando em conta o perfil de cada município, de cada região. Não queremos acabar com o fumo, mas diversificar a produção, gerando mais renda", disse. Mendes citou o tabaco e o arroz entre os setores que precisam ser protegidos pelo governo.

Mais cedo, em sua primeira entrevista coletiva como futuro ministro, o gaúcho adiantou que à frente da pasta irá "conversar muito e ouvir muito". Ele disse ainda que não assume o ministério para fazer "faxina", mas sim para tratar de agricultura. "Faxina? Vou tratar de agricultura. Quem faz a investigação são os órgãos investigativos, tenho que tratar da agricultura do Brasil, tratar de números", disse aos jornalistas. Mendes confirmou que se reúne amanhã com a presidente Dilma Rousseff (PT) para definir as prioridades da área e acertar a data da posse.

CRISE
Nas últimas semanas, o Ministério da Agricultura tem sido alvo de uma série de denúncias de irregularidades. Mendes Ribeiro disse que pretende se reunir com o ex-ministro Wagner Rossi para tratar de assuntos da pasta. Ele elogiou a atuação do colega. "Ele foi meu colega de bancada, admiro o Wagner Rossi e ele fez um extraordinário trabalho."

O ministro destacou a relação de longa data que tem com a presidente Dilma Rousseff e disse que ela é conhecedora de seu espírito público ao longo desses anos de política. Mendes Ribeiro também agradeceu o apoio de seu partido, o PMDB, que o indicou para o cargo. A indicação do gaúcho para o ministério foi comemorada por políticos e líderes de diversos setores do agronegócio.

 


 
 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2