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Paula Johns: ‘Precisamos acabar com a publicidade do cigarro’ (29/8/2011)
O Dia

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/8/paula_johns_precisamos_acabar_com_a_publicidade_do_cigarro_188166.html

POR FERNANDO MOLICA

Rio - Hoje, Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Aliança de Controle do Tabagismo lança uma campanha publicitária contra a indústria do tabaco. Socióloga e diretora-executiva daONG, Paula Johns quer o apoio da população para impedir que jovens sejam influenciados pela propaganda do cigarro, ainda permitida nos pontos de venda.

— Quais são os principais objetivos da ACT?

— Lutamos contra a publicidade e a exposição dos cigarros. No Brasil, os maços ficam expostos ao lado de balas, bombons e de outros produtos que atraem a atenção de crianças e adolescentes. Em outros países, o cigarro fica escondido, o cliente não vê o produto exposto. É importante também impedir a adição de sabores, como menta e canela, que tornam mais agradável o gosto do cigarro. Estes sabores servem para atrair novos consumidores, os jovens. O fumante fiel não precisa nem de propaganda nem de qualquer aditivo.

— A população apoia estas proibições?

— Sim. Pesquisa da ACT, encomendada ao Datafolha, mostrou que 86% da população é favorável à proibição da publicidade. Mas queremos que esse apoio seja mais ativo. 

— Como isso pode ser conquistado?

— Pretendemos divulgar um abaixo-assinado que estará no site Limite Tabaco. Nele, pediremos ao Poder Legislativo que impeça qualquer publicidade de cigarros. Já existem propostas de resoluções da Anvisa para retirar a exposição do produto, mas a agência não regula sobre a publicidade.


 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
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