Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Presidente Dilma discursa sobre políticas de saúde na ONU (19/9/2011)
G1

http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/09/presidente-dilma-discursa-sobre-politicas-de-saude-na-onu.html

Em Nova York, ela defendeu a coordenação entre políticas de saúde e sociais.

Citou também que a saúde da mulher é prioridade em sua gestão.

Do G1, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff afirmou, em discurso na manhã desta segunda-feira (19), durante a reunião de Alto Nível sobre Doenças Crônicas, que é “fundamental” aliar políticas de saúde a programas de desenvolvimento social. Ela participou nesta manhã de reunião sobre doenças crônicas na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

A uma plateia de chefes de estado Dilma destacou que é maior entre a população pobre a incidência de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e câncer.

“Essa reunião deve produzir passos decisivos para redução das doenças crônicas não transmissíveis. A incidência desproporcional dessas doenças entre os mais pobres demonstra a necessidade de respostas integrais ao nosso problema. É fundamental que haja coordenação entre políticas de saúde àquelas destinadas a lidar com os determinantes socioeconômicos dessas enfermidades”, disse

A presidente destacou ainda a importância de programas de prevenção. “Estamos intensificando o combate aos fatores de risco como tabagismo, consumo excessivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável”, afirmou.

Dilma disse ainda que a “saúde da mulher é uma prioridade” do governo brasileiro. “Estamos fortemente empenhados na redução da mortalidade infantil, do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Assim, estamos facilitando o acesso a exames preventivos, melhorando a qualidade das mamografias e ampliando tratamento para vítimas do câncer.”

Orgulho
O compromisso foi o primeiro de uma série de encontros aos quais a presidente deve comparecer durante esta semana. Ela terá diversas reuniões bilaterais com outros chefes de Estado e, na quarta-feira (21), fará o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. A agenda nos Estados Unidos inclui também uma série de reuniões sobre segurança nuclear, participação das mulheres na política e aquecimento global.

Dilma afirmou nesta segunda-feira, durante o programa semanal de rádio "Café com a Presidenta", que tem "muito orgulho" em ser a primeira mulher a discursar na abertura da Assembleia Geral.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2