Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

ESPANHA PROPÕE AUMENTO DE IMPOSTOS DE CIGARRO E ÁLCOOL (4/10/2011)
Veja on line

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/rubalcaba-propoe-aumentar-impostos-do-cigarro-e-do-alcool

Economia

Rubalcaba propõe aumentar impostos do cigarro e do álcool

Pierre-Philippe Marcou

Alfredo Pérez Rubalcaba, candidato socialista para as eleições legislativas de novembro na Espanha, propôs neste sábado aumentar em 10% os impostos sobre o cigarro e as bebidas alcoólicas, exceto a cerveja e o vinho, para reduzir o déficit do sistema de saúde.

"Este aumento permitirá a entrada de um bilhão de euros, são necessários dois bilhões para equilibrar os déficits na saúde", afirmou o ex-ministro do Interior durante a Conferência Política do Partido Socialista dos Trabalhadores Espanhol (PSOE) em Madri.

Segundo ele, o sistema de saúde é a "jóia da coroa". Rubalcaba propôs ainda acabar com os incentivos fiscais dados às empresas privadas de seguros de saúde, esta ação traria para o sistema mais 300 milhões.

Para juntar os 700 milhões restantes, Rubalcaba ressaltou que espera uma melhor gestão e recolhimento, por exemplo, através de uma maior participação dos países europeus cujos cidadãos são atendidos na Espanhaa, um país muito turístico.

Ele afirmou que os europeus que vivem na Espanha pagam tributos, mas os turistas, que vem e vão, não contibuem e isso não é razoável.

O PSOE prometeu recentemente que não fará cortes na educação e na saúde se continuar no poder, acusando a direita de cruzar esta "linha vermelha".

O Partido Popular (PP da direita e principal oposição), considerado favorito para as eleições legislativas de novembro, respondeu que o PSOE é quem mais fez cortes nas pensões e nos gastos da saúde nos quase oito anos no poder.

O governo espanhol e as regiões autônomas, controladas em sua maioria pela direita, tomaram medidas drásticas para reduzir seus déficits.

O governo aprovou uma série de medidas de austeridade desde 2010 como o congelamento das pensões, a supressão de ajudas sociais e uma redução dos salários dos funcionários.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2