Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Unicamp afasta professor que fumou narguilé com alunos em escola da universidade (14/10/2011)
O GLobo

ÃO PAULO - A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiu afastar o professor do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), que aparece em um vídeo fumando cigarro e narguilé com os alunos dentro de uma sala de aula. As imagens foram veiculadas pela EPTV em janeiro deste ano. Na época, a instituição abriu uma sindicância interna, que apontou como falha grave a atitude do docente, e em seguida um processo administrativo disciplinar para decidir se ele seria punido. O resultado foi divulgado no fim da manhã desta sexta-feira.


Ficou definido que o docente Devani Ferreira de Morais será afastado da função por 90 dias. Atualmente, ele não está trabalhando porque está em licença médica e só deve retornar em janeiro. Depois disso, a pena começa a ser aplicada.
Em agosto, o Ministério Público (MP) decidiu arquivar o inquérito que investigava o caso. 
 
O promotor Nelson Peixoto tomou a decisão porque achou que a instituição já havia tomado as medidas necessárias.
 
No fim de janeiro deste ano, a mãe de um aluno encontrou gravações no computador do filho que mostram o docente Devani Ferreira de Morais sentado em uma roda fumando com os estudantes, todos menores de idade. A sindicância da Unicamp apontou que a atitude do docente foi considerada falta grave. Depois disso, um processo administrativo disciplinar foi aberto para decidir se o professor seria punido.
 
- A gente não acredita que isso vá acontecer com um filho. A gente procura dar uma boa educação, e dentro da escola você imagina que o seu filho esteja protegido - disse a mãe de um dos alunos, na ocasião.
 
Segundo ela, com exceção do professor, todos que aparecem nas imagens são menores de idade, inclusive o filho dela, que tem 15 anos.
 
- Meu filho disse que foram os alunos que combinaram com o professor, mas não sei quem autorizou isso. Meu filho diz que o fumo do narguilé é de frutas, mas a gente não sabe - disse.
 
Os alunos envolvidos também foram suspensos por sete dias. Eles também passaram por acompanhamento social, psicológico e educacional. A reitoria aplicou, ainda, pena de advertência à inspetora de alunos Vera Lúcia Ferreira da Silva Pereira, "por não ter tomado medidas preventivas suficientes para coibir o uso de tabaco no campus", segundo nota enviada pela Unicamp.
 
 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2