Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Instituto Chico Anysio é criado para iniciar pesquisas com células-tronco para combater enfisema pulmonar (22/8/2012)
Band

http://www.band.com.br/viva-bem/saude/noticia/?id=100000527085

Malga Di Paula, viúva do humorista Chico Anysio, conseguiu realizar um dos últimos pedidos do marido. Um deles é o Instituto Chico Anysio, que tem a finalidade de realizar pesquisas com células-tronco em combate ao enfisema pulmonar, um dos motivos da morte do humorista, em 23 de março, aos 80 anos. “Esse era um sonho antigo dele que agora estamos colocando em prática. Queremos poder ajudar muitas pessoas que desejam parar de fumar”, diz Malga.
 
Com orçamento inicial de cerca de R$ 800 mil, o projeto conta com a parceria da Aliança de Controle do Tabagismo (ACTbr) e o Laboratório de Genética e a Terapia Celular, na UNESP, local onde ocorrerão as pesquisas. “São cerca de 5 milhões de pessoas com enfisema. Não há tratamento paliativo, mas podemos achar meios para ajudar as pessoas”, conta o coordenador do laboratório e geneticista João Tadeu Ribeiro Paes.
 
Analice Gigliotti, médica psiquiatra e sobrinha de Chico, define o Instituto como inovador na busca de tratamento. “Eu vi o meu tio sofrendo e sei o quanto foi ruim para a Malga. Eu não sei o que vamos conseguir, mas queremos conscientizar mais para que as leis sejam cumpridas”, declarou a médica.
 
Além de promover os estudos, o site www.institutochicoanysio.org traz informações sobre tabagismo e espaço para depoimentos.
 
Site profissional
Uma nova página na internet sobre o comediante também está disponível. Em www.chicoanysio.globo.com, os fãs podem acompanhar cenas dos principais personagens, além de uma loja virtual com produtos à venda.
“As pessoas vão falar sobre ele foi e fez. A ideia era apenas uma ocupação para ele, já que estava fisicamente limitado, mas com a cabeça funcionando. A internet seria uma alternativa pra fazer essa interlocução”, conta Malga, emocionada, sobre o artista que completou este ano 65 anos de carreira.
 
  

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2