Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Empresas usam a internet como arma de ataque e defesa (5/4/2013)
Janela Publicitária

http://www.janela.com.br/ultimas/_Janela_Ultimas_2013-039.html

A trollagem entrou na rotina das empresas. Se você não está familiarizado com o termo, ele significa, na gíria da internet, o comportamento de desestabilizar uma discussão, ou provocar as pessoas envolvidas nela.


Esta semana, a rede de hotéis Mercure foi festejada por ter trollado o mau-humorista Rafinha Bastos, que postou em seu twitter estar de olho nos funcionários do hotel após ter percebido que "Daniela Mercury e Fred Mercury tinham algo em comum". Rafinha se referia, naturalmente, ao noticiário de que a cantora havia assumido o seu homossexualismo e a relação de casamento com uma jornalista baiana.
O trocadilho infeliz foi respondido rapidamente pouco depois no próprio Twitter, com o Mercure afirmando que "Aqui respeitamos a diversidade". A trollagem rapidamente se espalhou pelo próprio Twitter e, naturalmente, pelas redes sociais.

No dia seguinte, empolgado com a repercussão, o Mercure continuou, aproveitando também para homenagear Daniela Mercury com um anuncinho -- citando uma música da cantora -- que "O canto dessa cidade somos todos nós". A peça conseguiu mais de 2.700 compartilhamentos no Facebook, além de 3.361 curtições até o fechamento desta matéria, com vários elogios dos internautas.

Se esta briga foi no humor, o mesmo não se pode dizer da trollagem que a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) fez em cima da Souza Cruz, com o apoio da agência Havas Worldwide. A partir de um anúncio da Souza Cruz que defendia que o varejo estivesse liberado para instalar peças expositoras de fabricantes de cigarro -- publicado na terça-feira, 3 de abril, a ACT usou o mesmo layout para trazer, no dia seguinte, um texto duro com a tradicional acusação de que o cigarro causa cancer.

A velocidade da internet não permite mais reuniões demoradas de board para decidir caminhos da comunicação. Que as empresas se preparem para os novos tempos.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2