Estimativa do Impacto Econômico sobre o Segmento de Restaurantes e Bares dos Ambientes Livres de Fumo: o Caso de João Pessoa/PB

24.09.09


Roberto Iglesias e Teresa Mendes

A indústria de cigarro alega que a proibição de fumar em ambientes fechados, o chamado “ambiente livre de fumo”, gerará quedas das vendas de restaurantes e bares e, conseqüentemente, desemprego de trabalhadores desses estabelecimentos. Faz isto diretamente ou indiretamente através das declarações de diversas associações patronais e de sindicatos de trabalhadores do setor de hospitalidade.

Quais são as fontes dessa afirmação? A experiência internacional? A experiência nacional? Alguma teoria comportamental dos fumantes que, com alguma evidência cientifica, afirme que estes deixaram de freqüentar restaurantes e bares após a implementação dos ambientes 100% livres de fumo?

O objetivo deste trabalho é discutir essas afirmações sobre os efeitos negativos, apresentando os impactos econômicos da experiência de ambientes livres de fumo em João Pessoa na Paraíba, a partir de Junho de 2006, e revisar a experiência internacional recente dos impactos econômicos dos ambientes livres de fumo em alguns países ou cidades do exterior. 

Faça o download do arquivo aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE