Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

COP 6 não trará perdas ao setor do tabaco (18/10/2014)
Folha do Mate

http://www.folhadomate.com/noticias/geral15/cop-6-nao-trara-perdas-ao-setor-do-tabaco

NOTA DA ACT: Depois de publicar uma série de reportagens tendenciosas, mostrando um cenário sombrio para a fumicultura, gerado a partir de negociações da COP6, realizada em Moscou, a Folha do Mate encerrou mostrando que não haverá perdas ao setor do tabaco, como já sabíamos.

 

COP 6 não trará perdas ao setor do tabacoA Conferência das Partes encerra neste sábado, e as comissões já aprovaram os artigos finais do documento, nem um deles prejudica a cadeia produtivacorrigir textopor:


Os 15 representantes da cadeia produtiva do tabaco começam a retornar ao Brasil. Na bagagem, a sensação de dever cumprido e que as mobilizações em Moscou, na Rússia, repercutiram. Nesta sexta-feira, 17, penúltimo dia da Conferência das Partes, da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, ocorreu a finalização dos textos que irão a plenária final, neste sábado, 18. Pelas propostas, já garantidas pela delegação brasileira, nenhum item deve prejudicar o setor.


Cabe ressaltar que durante o período da plenária final, durante análise das propostas dos artigos do de COP6, ainda podem ocorrer mudanças. Entretanto, a expectativa dos representantes do governo brasileiro é de que não ocorram modificações nos textos, uma vez que foram amplamente discutidos em grupos de trabalho.

Assim, as propostas de eliminar o crédito para as plantações de tabaco não serão aceitas. Propor a reversão da área agrícola para a produção de alimentos e punições por degradação ambiental, em virtude das lavouras, não deverão atingir os produtores e a indústria. Estes itens fazem parte dos artigos 17 e 18 da convenção, como propostas para ajudar a diminuir o consumo de cigarro no mundo. Entretanto, os representantes da cadeia produtiva alegavam que os documentos iriam prejudicar os fumicultores.

Em reunião nesta sexta, o chefe da delegação brasileira, Carlos Cuenca, do Ministério de Relações Exteriores, destacou que após muito debate, os textos já foram aprovados pelo grupos de trabalho e restam passar pela plenária final.

Acredito que não haverá modificações nos textos, porque foi consenso entre os países que estavam participando do grupo de trabalho para analise dos artigos 17 e 18. Não haverá prejuízos para os produtores, o Brasil fez essa defesa, e assim, queremos encerrar esta sexta edição

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2