Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Fim para os cigarros (4/12/2014)
Paulo Santanna / Zero Hora

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/12/paulo-sant-ana-fim-para-o-cigarro-4655805.html

Paulo SantAna: fim para o cigarro
O colunista escreve às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos em ZH

03/12/2014 | 03h51
Comunicam-me aqui em Zero Hora que a partir de hoje não será mais permitido fumar no fumódromo da RBS. Se no fumódromo não é mais permitido fumar, onde haveria de sê-lo?

***

A lei que proíbe fumar em todos os lugares fechados, públicos e privados, é uma norma federal e passa a vigorar hoje em todo o país.

Com essa medida radical, as autoridades varrem de todo o território nacional, com exceção dos domicílios e dos passeios públicos, o cigarro, que não tem mais vez em todos os locais imagináveis.

Leia as últimas notícias de Zero Hora
Leia as outras colunas de Paulo SantAna

Interessante é que essas todopoderosas autoridades não têm poder – ou será que o têm e não querem usá-lo? – para proteger de um todo a saúde pública, proibindo a fabricação de cigarros e charutos. Não entendo por que não fazem isso.

Continua a fabricação adoidada de cigarros em todo o Brasil e em todo o mundo. Não seria mais fácil para banir de vez o cigarro do mundo se proibissem sua fabricação? Mas aí o furo é mais embaixo, há interesses, inclusive governamentais e políticos, em arrecadar impostos com o cigarro. Não entendo como um governo pode ter a cara de pau de arrecadar impostos com um produto que atenta contra a saúde pública e individual. Não entendo, por favor, me façam entender.

***

Aqui em Zero Hora e no prédio da RBS da Avenida Ipiranga, foi erigido um fumódromo que levou o meu nome, com placa, fotografia minha e todas as cerimônias. Pois ele está sendo posto abaixo hoje, está sendo extinto. Não sei onde todos os fumantes vão fumar agora por aqui.Acho que lhes resta a rua, embora tenha sido hoje também proibido pela RBS que se fume junto às portarias. Só sendo muito sem-vergonha como eu sou para continuar fumando depois de todas essas coercitivas medidas. Sem-vergonha.Éo que deverei ser a partir de hoje.

***

Sem-saúde e sem-vergonha, este é meu destino. Mas os cigarros continuam a ser vendidos nos supermercados, nos armazéns, nos bares, em toda parte em que se lucra com eles. Não é a venda de cigarros nos estabelecimentos também uma sem-vergonhice das autoridades? Suponho que sejamos todos sem-vergonha.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2