Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Anvisa avalia novo visual do maço de cigarro (5/3/2015)
O Estado de S. Paulo

http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,anvisa-avalia-novo-visual-do-maco-de-cigarro,1644557

LÍGIA FORMENTI - O ESTADO DE S. PAULO
05 Março 2015 | 03h 00


Em janeiro de 2016, 30% da face frontal da embalagem deverá ser ocupada com frase de advertência sobre os riscos do tabagismo; hoje, mensagens são estampadas na face posterior do maço


BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve avaliar nesta quinta-feira, 5, a proposta que vai definir o novo visual para os maços de cigarro. A partir de janeiro de 2016, 30% da face frontal da embalagem deverá ser ocupada com uma frase de advertência sobre os riscos do tabagismo.


Atualmente, as mensagens são estampadas na face posterior do maço. A discussão desta quinta deve definir qual frase deverá estar contida na embalagem.


Uma das propostas em discussão é a de que todos maços passem a estampar “Fumar causa Câncer - Pare de Fumar”. Abaixo dos dizeres, virá estampado o símbolo do Disque Saúde, serviço que traz orientações para quem quer combater a dependência do cigarro. Pela proposta, toda essa área da embalagem dever ser de cor preta. As frases virão na cor branca.


Uma das ideias iniciais era a de que, além da definição da frase de advertência que será incluída nos maços, a Anvisa determinasse também uma mudança nas imagens de advertência, usadas na face posterior da embalagem. Para grupos antitabagistas, as imagens estão desatualizadas e, por estarem há muitos anos em exposição, já não provocam o mesmo impacto. A ideia, no entanto, foi adiada, por não haver estudos técnicos sobre eventuais mudanças.


A alternativa é realizar as alterações por etapas. Na primeira fase, apenas a definição da frase - algo que tem de ser feito rapidamente, porque em janeiro os maços já devem estar circulando com a nova embalagem. Depois de aprovada, a proposta de resolução será colocada em consulta pública por 10 dias.


Frases de advertência são consideradas cruciais por integrantes de entidades de controle do tabagismo. Estudos mostram que a estratégia de se tornar menos atrativa a embalagem ajuda a prevenir que jovens iniciem o tabagismo.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2