Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Delegação chinesa reúne-se com setor fumageiro gaúcho (10/5/2006)
ACTBR

Fonte: http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=33062

PORTO ALEGRE - A delegação da Província de Hubei, em visita oficial ao Estado, foi recebida nesta terça-feira (09), pelo secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luís Roberto Ponte, na Sedai. O chefe da delegação e vice-governador executivo da Província de Hubei, Zhou Jianwei e os 13 integrantes da missão, durante o encontro, mantiveram contato com representantes do setor de tabaco para prospecção de negócios.

O secretário do Desenvolvimento salientou a importância do Rio Grande do Sul como o maior produtor de fumo e o maior exportador do Brasil. “O município gaúcho de Santa Cruz do Sul possui um escritório de uma grande empresa chinesa de tabaco, o que evidencia a importância da produção de fumo no Estado”, destaca Luis Roberto Ponte.

O presidente da Continental Tobaccos Alliance S/A-CTA, Allan Kardec Bichinho, informou que o RS vende tabaco para a China desde 1970. “A partir de 1986 o fornecimento do fumo para a China é constante e crescente. Hoje o mercado chinês significa 10% da produção dos estados do Sul (RS/SC/PR), em torno de 60 mil toneladas ano. O Brasil é o maior fornecedor de tabaco flavour (fumo de gosto) do mundo. Todo o cigarro tem de ter 20% de flavour na sua fabricação, disse Allan Kardec Bichinho.

Também estiveram presentes na reunião o gerente-geral da China Tabaco Internacional do Brasil, Yue Yuanzheng; assessor da China Tabaco Internacional do Brasil, Sun Nan; presidente da Alliance One Exportadora de Tabacos, Hilton Kappaun; presidente da Brasfumo- Indústria Brasileira de Fumo, Sérgio Zaupa e o diretor da KBH&C Tabacos, Flávio Bock.

A Província de Hubei e o Rio Grande do Sul estão ligados pelo Acordo de Fraternidade e Cooperação, firmado em 6 de dezembro de 2001 na cidade de Wuhan, que prevê o intercâmbio em ciência e tecnologia, cultura, educação, esportes, saúde, comércio e recursos humanos. Além desses segmentos, também os de software e automação industrial são considerados prioritários nas relações entre a economia gaúcha e a de Hubei.

Integram a missão chinesa, Li Zongbai – Diretor-Geral da Comissão de Desenvolvimento e Reforma, Luo Hui - Diretor-Geral do Departamento de Finanças, Shao Yuanzhou - Vice-Diretor-Geral do Departamento de Assuntos Internacionais, Liu Jiandong - Diretor-Geral da Comissão Municipal de Desenvolvimento e Reforma de Wuhan, Luo Zhongmin – presidente da Daye Metais Não-Ferrosos, Liang Yixin – Diretor da Comissão de Desenvolvimento e Reforma, Zhang Guibao – Diretor da Comissão de Desenvolvimento e Reforma, Zhou Feng – secretário do Vice-Governador Executivo, Xiong Hua – Vice-Diretor da Divisão do Departamento de Assuntos Internacionais, Peng Chuanxin – Vice-Presidente do Wuhan Tabacco Group, Sun Wendong – Gerente geral da Corporação de Comércio exterior do Wuhan Iron and Steel Group, Ma Weijian – Gerente do Departamento de Importação e Exportação da Daye Metais Não-Ferrosos e Xie Hao – gerente de Departamento do Wuhan Tabacco Group.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2